adplus-dvertising

O que acontece se não pagar pensão provisória?

Índice

O que acontece se não pagar pensão provisória?

O que acontece se não pagar pensão provisória?

528, parágrafo 1º desse novo código, se o juiz determina o pagamento de pensão (seja provisória, ou definitiva) e o alimentante não paga, não prova que pagou ou não apresente justificativa plausível da impossibilidade de pagar, o próprio juiz mandará protestar em cartório a decisão que determinou o pagamento.

Como funciona a pensão alimentícia provisória?

Quando o juiz fixa o valor da pensão alimentícia Assim que a petição inicial (documento que conta o caso e faz os pedidos) é recebida pelo juiz, ele estabelece qual o valor que deve ser pago como “alimentos provisórios” até que seja marcada audiência e chegue-se à definição de um valor definitivo.

O que fazer quando o pai não paga os alimentos provisórios?

Conversar com o alimentante e pedir o cumprimento da medida, em razão da necessidade fundamental daquilo. Caso esta seja uma opção inviável, é possível também fazer uma cobrança pela via judicial. Neste caso, o alimentado vai em juízo e requer o início da execução dos alimentos provisórios fixados.

O que quer dizer pensão alimentícia provisória?

A pensão provisória pode ser concedida pelo Juiz, mas é uma decisão dele e é baseada em fatos urgentes que justifiquem que a pensão seja paga antes de todo o processo ocorrer.

Quanto tempo demora para sair a pensão provisória?

O processo sendo consensual leva, desde seu ajuizamento, uma média de tempo de 03 meses, mas sempre dependerá do Juiz, do Ministério Público e da Vara onde tramitará o processo.

O que fazer quando a pensão de alimentos não é paga?

No caso de não pagamento da pensão alimentícia, a primeira medida a ser tomada deve ser sempre uma cobrança e negociação amigável. Se essa é inviável, a opção é a cobrança via judicial, na qual o pagador será citado e deverá cumprir com suas obrigações em juízo. Caso não o faça, poderá inclusive ser preso.

Quando começa a pagar os alimentos provisórios?

Os alimentos fixados provisoriamente initio litis são devidos desde a data de sua fixação até a data da decisão que fixa os alimentos definitivos. A partir da sentença, o valor dos alimentos é o fixado pelo juiz, uma vez que a sentença desafia recurso no só efeito devolutivo.

O que é pensão alimentícia judicial?

A pensão alimentícia é um valor que alguém, como obrigação, deve pagar a outra pessoa que possui o direito de sustento. ... É um valor estipulado judicialmente, como veremos mais adiante, por isso, é o juiz por meio de cálculos que deverá dizer quanto se deve pagar. Este valor deve ser depositado mensalmente.

Quando posso deixar de pagar pensão alimentícia?

  • 4. Quando posso deixar de pagar pensão alimentícia? A obrigação cessa quando o filho completa 18 anos em regra. Isso porque se ele comprovar que ainda necessita, se ele estiver estudando, por exemplo, poderá continuar recebendo a pensão.

Como decretar a prisão por falta de pagamento da pensão alimentícia?

  • A Constituição Federal em seu art. 5º, inciso LXVII possibilita a decretação de prisão por falta de pagamento da pensão alimentícia com base na preservação do direito à vida e de outros direitos da personalidade, como a integridade física, a integridade psíquica, a honra entre outros.

Qual o valor da pensão alimentícia?

  • A Lei 5.478/68, Lei de Alimentos, não determina um valor certo para a pensão alimentícia e o Código Civil, em seu artigo 1.694, §1º, determina que o critério para determinar o valor é a proporção das necessidades da criança e dos recursos da pessoa obrigada.

Quanto tempo pode atrasar a pensão alimentícia?

  • Quanto tempo pode atrasar a pensão alimentícia? Não pode haver atraso no pagamento da pensão alimentícia. A partir do primeiro dia de atraso, o responsável pela criança poderá acionar o alimentante na justiça. Lembrando que a falta de pagamento de pensão alimentícia pode acarretar em prisão, então é muito importante não deixar de pagar em dia.

Postagens relacionadas: