adplus-dvertising

O que acontece se ficar devendo o FIES?

Índice

O que acontece se ficar devendo o FIES?

O que acontece se ficar devendo o FIES?

Quem não paga a dívida do FIES e é inscrito no CADIN é impossibilitado de abrir contas, receber empréstimos, utilizar cheque especial e tem a restituição do imposto de renda bloqueada.

Qual o prazo de pagamento do FIES?

A partir de 2018, com as regras do Novo Fies, o estudante não tem mais o período de carência para início do pagamento da dívida. Portanto, assim que se formar, o estudante começa a pagar a dívida, no chamado período de amortização.

Como pagar boleto do FIES atrasado?

Se você está com o boleto atrasado a única maneira de efetuar o pagamento é gerar o boleto por meio da agência bancária, pois haverá acréscimo de juros de financiamento do FIES. Os juros deste tipo de operação não pode ultrapassar os R$ 50,00 diários.

Quantos estudantes estão devendo o FIES?

Em abril de 2019, havia 434,4 mil pessoas com dívida no país. No mesmo período, em 2020, 790 mil. Segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que é responsável pelo programa de financiamento, há 53% de inadimplência (com mais de 90 dias sem pagamento). Nos contratos em fase de amortização.

Como diminuir parcelas do FIES?

Passo a passo para a renegociação da dívida do Fies

  1. Acesse o site do SisFies com o seu login e senha. ...
  2. Faça uma simulação da renegociação e escolha a quantidade de parcelas do novo contrato;
  3. Imprima a Declaração de Desistência ou Inexistência de Ação Judicial e o Documento de Regularidade para Alongamento de Amortização;

Quantas parcelas do FIES?

O projeto do deputado Pompeo de Mattos não é o único que busca reduzir o peso financeiro do Fies sobre os estudantes com a permanência da pandemia. Outras propostas são: - PL 5511/20, também do deputado Mattos, permite a renegociação de débitos vencidos do Fies em até 90 parcelas, sem juros.

O que acontece se você não pagar o FIES?

  • Veja o que acontece se você não pagar o FIES e confira o prazo para renegociar a dívida! Você contrai uma dívida com o setor público federal e seu nome é listado em serviços de proteção ao crédito como SPC e SERASA. Mas essa não é uma dívida simples, como a do cartão de crédito.

Quando é possível participar do Fies?

  • Outro ponto obrigatório é a renda familiar, que não poderá ultrapassar três salários mínimos per capita, ou seja, por pessoa. Só cumprindo esses critérios, é possível participar do processo seletivo do FIES. As inscrições são abertas no início de cada semestre, por isso, é bom ficar atento ao cronograma do FIES no site do MEC.

Como o FIES funciona agora?

  • Durante esse período, era preciso pagar apenas as parcelas trimestrais referentes aos juros. Confira como o pagamento do FIES funciona agora: Enquanto o estudante estiver matriculado no curso financiado, ele precisa pagar um valor determinado no contrato, que se refere aos juros do financiamento.

Será que o FIES não for pago no prazo estipulado?

  • O que acontece se o FIES não for pago no prazo estipulado? Se o estudante que fez o contrato ficar em situação de inadimplência no FIES, terá que arcar com multa estabelecida em contrato regido pela Lei nº. 13.530, de 07 de dezembro de 2017. Se não conseguir pagar os boletos em dia, o contrato é cancelado.

Postagens relacionadas: