É normal sentir cólicas intestinais na gravidez?
Índice
- É normal sentir cólicas intestinais na gravidez?
- Como identificar Colica intestinal na gravidez?
- Onde é a Colica abdominal na gravidez?
- Como são as fezes de uma grávida?
- Quanto tempo dura a cólica na gravidez?
- O que posso tomar para cólica na gravidez?
- Qual a cor das fezes de uma grávida?
- Como ocorrem as cólicas durante a gravidez?
- Posso brincar com cólica na gravidez?
- Quais as possíveis causas de cólicas durante a gestação?
- Como o obstetra pode diminuir as cólicas?
É normal sentir cólicas intestinais na gravidez?
Cólicas e gases, portanto, são comuns na gestação e na maioria dos casos não representam qualquer risco. Gases devem melhorar após o funcionamento intestinal ou mesmo após a liberação dos gases, que pode ser estimulada com exercícios físicos leves de moderada intensidade e com medicação antigases.
Como identificar Colica intestinal na gravidez?
O excesso de gases intestinais é um desconforto muito comum que pode surgir logo no início da gravidez e se manter por toda a gestação....Principais sintomas
- Dor abdominal intensa, às vezes em forma de pontada que pode irradiar para o peito;
- Aumento da flatulência;
- Prisão de ventre;
- Barriga inchada;
- Cólicas intestinais.
Onde é a Colica abdominal na gravidez?
Durante o desenvolvimento da gestação, o desconforto abdominal está relacionado principalmente ao útero, pois é resultante das contrações e expansões uterinas. As dores abdominais podem também ser resultantes de constipações intestinais ou diarreia, devido a problemas no aparelho digestivo.
Como são as fezes de uma grávida?
A gravidez não deve alterar a quantidade de vezes que a mulher vai ao banheiro para defecar. Também não é comum que a gestante fique com o intestino solto ao longo dos 9 meses. É importante estar atenta à consistência das fezes, adverte Dr. Leite: “o problema maior é o endurecimento delas”.
Quanto tempo dura a cólica na gravidez?
A maioria das mulheres terá cólicas na gravidez suaves e intermitentemente durante as primeiras 16 semanas. Uma preocupação que muitas mulheres têm quando experimentam cólicas no início da gravidez é estar sofrendo um aborto espontâneo.
O que posso tomar para cólica na gravidez?
Dentre os remédios permitidos, estão:
- Dramin B6 ou Plasil: Náuseas e vômitos;
- Riopan ou Mylanta: Azia;
- Buscopan: Cólicas;
- Tylenol ou Dipirona: Dor de cabeça, febre;
- Flogoral spray, Tylenol, inalação com soro fisiológico: Dor de garganta, tosse;
- Rinossoro: Nariz entupido;
- Pasalix ou Passiflora: Ansiedade, nervosismo;
Qual a cor das fezes de uma grávida?
O uso de ferro durante a gravidez podem deixar as fezes mais escuras do que o normal, pretas ou verdes . A gestante também pode queixar-se sintomas de constipação, diarreia ou gases devido ao ferro. Outra situação que pode levar a fezes escuras ou pretas é o sangramento no tubo digestivo.
Como ocorrem as cólicas durante a gravidez?
- As cólicas que ocorrem durante a gravidez são mais comuns a partir do segundo trimestre de gestação e ocorrem na região inferior do abdômen (baixo ventre ou pé da barriga). Em alguns casos, a cólica também pode ser sentida no lado direito ou esquerdo da barriga.
Posso brincar com cólica na gravidez?
- Com cólica na gravidez não se brinca. Por isso, não hesite em procurar o médico se sentir que alguma coisa está errada. Carla concorda e frisa que a gestante deve sempre procurar o médico que faz seu pré-natal, ou seja, o médico obstetra. O tratamento para a cólica na gravidez irá depender da causa, ou seja, o motivo que a está provocando.
Quais as possíveis causas de cólicas durante a gestação?
- Outras possíveis causas Outras possíveis causas de cólicas durante a gestação são viroses, intoxicações alimentares, apendicite ou infecções urinárias, sendo recomendado ir ao médico assim que surgirem as primeiras dores. O alívio da cólica é feito de acordo com sua causa e conforme a recomendação médica.
Como o obstetra pode diminuir as cólicas?
- Em alguns casos o obstetra poderá receitar o uso de medicamentos para diminuir a dor e o desconforto das cólicas. Geralmente quando a mulher se acalma e relaxa ficando em repouso as cólicas diminuem, mas é importante anotar quantas vezes por dia as cólicas surgiram e em que situações elas melhoraram ou pioraram.