O que acontece se eu pegar o saque aniversário?
Índice
- O que acontece se eu pegar o saque aniversário?
- É vantagem pegar o saque aniversário?
- Tem como reverter saque aniversário FGTS?
- Quando posso voltar para o saque-rescisão?
- Qual melhor opção saque-aniversário ou saque-rescisão?
- Quando o saque-aniversário cai na conta?
- Quanto tempo demora para o saque aniversário cai na conta?
- Qual o prazo para desistir do saque-aniversário?
- Como aderir ao saque-aniversário?
- Qual o valor do saque-aniversário?
- Qual a alternativa ao saque-aniversário?
- Por que a adesão ao saque aniversário é obrigatória?
O que acontece se eu pegar o saque aniversário?
Em caso de demissão sem justa causa, a mudança é que os trabalhadores cadastrados no saque-aniversário não podem retirar a totalidade do FGTS. Devem seguir recebendo o pagamento do fundo de forma gradual, ano a ano. Ainda assim, o funcionário irá receber a multa rescisória de 40% paga pelo empregador.
É vantagem pegar o saque aniversário?
A principal vantagem dessa modalidade é receber parte do FGTS, que ainda recebe acréscimo de uma parcela adicional em alguns casos, sem precisar ser demitido. Em meio a um cenário de pandemia, o valor pode ajudar muito a vida de milhões de brasileiros prejudicados pela crise sanitária.
Tem como reverter saque aniversário FGTS?
Resposta: Não. Quando o trabalhador faz a opção pelo saque-aniversário do FGTS, ele perde o direito de receber o Fundo de Garantia em caso de demissão.
Quando posso voltar para o saque-rescisão?
O trabalhador que fez a migração para o saque-aniversário do FGTS pode voltar à modalidade do saque-rescisão a qualquer momento. No entanto, essa alteração só será realizada dois anos depois da solicitação.
Qual melhor opção saque-aniversário ou saque-rescisão?
O saque-aniversário permite a retirada de um determinado valor do fundo nos meses seguintes ao aniversário do contribuinte. ... A opção de saque-aniversário retira o valor do fundo de garantia disponível, por isso, se houver a necessidade do saque-rescisão, a quantia não será mais em sua totalidade.
Quando o saque-aniversário cai na conta?
Datas do saque-aniversário
Mês do aniversário | Meses para realizar o saque |
---|---|
Setembro | De setembro a novembro |
Outubro | De novembro a dezembro |
Novembro | De novembro a janeiro de 2022 |
Dezembro | De dezembro a fevereiro de 202 |
Quanto tempo demora para o saque aniversário cai na conta?
Vale ressaltar que, segundo a caixa econômica, o valor será depositado para a outra conta em até 5 dias úteis.
Qual o prazo para desistir do saque-aniversário?
O trabalhador somente poderá voltar para o saque-rescisão em caso de demissão após um período de 2 anos da desistência do saque-aniversário. Ou seja, se você optar pela modalidade saque-aniversário em 2021 e desistir dela em 2023, somente em 2025 poderá voltar a sacar o valor total disponível em caso de demissão.
Como aderir ao saque-aniversário?
- Como aderir ao saque-aniversário? A adesão à opção valerá apenas se trabalhador comunicar à Caixa que deseja receber os valores anualmente. Caso não seja requerido, os valores poderão ser sacados somente em casos previstos legalmente. Compra da casa própria, aposentadoria, doença grave e demissão sem justa causa são algumas possibilidades.
Qual o valor do saque-aniversário?
- Caso seja dispensado, irá receber apenas o valor referente à multa de 40% paga pelo empregador sobre o total depositado no fundo. A quantia a ser retirada no saque-aniversário é calculada a partir de percentual do saldo da conta, que varia de 5% a 50%, dependendo do caso.
Qual a alternativa ao saque-aniversário?
- O saque-aniversário é uma alternativa ao saque por rescisão do contrato de trabalho. Por meio da modalidade, o trabalhador pode retirar parte do saldo da conta do FGTS anualmente acrescido de uma parcela adicional, próximo ao mês do seu aniversário. Para ter direito, é necessário requerer a nova sistemática.
Por que a adesão ao saque aniversário é obrigatória?
- Não. A adesão ao saque aniversário não é obrigatória. Apenas o trabalhador que desejar participar da sistemática do saque aniversário deve fazer a opção. Se o trabalhador não fizer nada, continua nas regras atuais que permitem o saque integral do fundo em caso de demissão.