O que acontece quando se vira o pé?
O que acontece quando se vira o pé?
A torção ou entorse do tornozelo é uma lesão muito frequente, na qual os ligamentos são alongados até se romperem. Ela pode ocorrer quando pisamos em falso num buraco ou degrau, fazendo com que o pé gire para dentro devido ao peso do corpo, comprometendo os ligamentos do lado de fora - em geral, os mais acometidos.
O que uma torção no pé pode causar?
Na maioria das entorses, sente-se imediatamente dor no pé, que pode ser de leve a muito intensa, no local do entorse. Frequentemente, o tornozelo começa a “inchar” (edema) imediatamente e pode surgir equimose local (tornozelo negro) e algum derrame articular (liquido no tornozelo).
Quando rompe o ligamento do tornozelo consegue andar?
Uma entorse de tornozelo pode variar de ligeira a grave, dependendo de quão danificado está o ligamento e de quantos ligamentos foram afetados. Numa entorse ligeira ocorre dor e edema (inchaço), no entanto, geralmente sente-se estável, e pode-se caminhar com pouca dor.
Será que o pé vira para dentro?
- Neste caso, é bastante provável que haja lesão de algum dos ligamentos talofibular anterior e posterior e calcaneofibular que ligam a fíbula (um dos ossos da canela) à ossatura que compõe o pé. Os casos de eversão do pé (quando o pé vira para dentro) são menos comuns e afetam o ligamento deltoide, exigindo maior tempo de recuperação.
Quais são os sintomas de entorse no pé?
- Porém, quando a dor e o desconforto no pé não passam, é importante consultar o ortopedista, pois pode ser necessário imobilizar o pé. Os sintomas de entorse no tornozelo costumam aparecer devido ao estiramento do ligamento do local, sendo os principais:
Quais são os sintomas da dor do pé?
- Dor intensa, perda do sentido de firmeza ao pisar, inchaço e roxidão local, indicam que o paciente deve procurar atendimento médico. O movimento de torção mais comum é a inversão do pé, forçando a articulação para fora.