Como aplicar insulina no braço passo a passo?
Índice
- Como aplicar insulina no braço passo a passo?
- Quais as complicações do uso da insulina?
- Como saber a quantidade de insulina a ser aplicada?
- Como aplicar a insulina corretamente?
- Qual o papel da insulina no ganho muscular?
- Quando o diabético aplica a insulina?
- Qual o local de aplicação mais comum da insulina?
Como aplicar insulina no braço passo a passo?
Não aplicar insulina perto de pintas ou cicatrizes. Usar somente a área exterior do braço, onde há mais gordura. Para facilitar a prega subcutânea no braço, apoiá-lo no encosto de uma cadeira ou utilizar agulhas curtas, pois não necessitam de prega subcutânea e facilitam a aplicação.
Quais as complicações do uso da insulina?
Reações como vermelhidão, inchaço e coceira no local da injeção podem ocorrer durante o tratamento com insulina. Estas reações são normalmente transitórias e geralmente desaparecem sob continuação do tratamento. Raramente podem ocorrer reações de hipersensibilidade generalizada, gerando potencial risco de vida.
Como saber a quantidade de insulina a ser aplicada?
A necessidade diária total de insulina individual em adultos pode variar e é geralmente entre 0,5 e 1,6 unidade/kg/dia. Recomenda-se o monitoramento da glicose no sangue e o ajuste da dose de insulina para obter um controle glicêmico ideal.
Como aplicar a insulina corretamente?
- Após a troca da agulha é importante aplicar a insulina de forma correta. Veja a técnica em: Como aplicar insulina.
Qual o papel da insulina no ganho muscular?
- A insulina tem papel no ganho muscular? Sim, ela facilita e aumenta o transporte de glicose e aminoácidos para os músculos, o que ajuda no seu desenvolvimento. A insulina também previne a quebra de proteínas para serem utilizadas como fonte de energia (catabolismo proteico), conservando o tecido muscular.
Quando o diabético aplica a insulina?
- Geralmente, esta complicação surge quando o diabético aplica a insulina muitas vezes no mesmo local com a caneta ou seringa, levando a que a insulina fique acumulada naquele local e, provocando má absorção deste hormônio, fazendo com que os níveis de açúcar no sangue se mantenham altos e não se consiga controlar devidamente a diabetes.
Qual o local de aplicação mais comum da insulina?
- O local de aplicação mais comum é o abdômen, mas a parte traseira superior dos braços, as nádegas e a lateral exterior das coxas (veja figura abaixo) também são áreas usadas com frequência. Pacientes que usam insulina três ou mais vezes por dia devem adotar a prática de rodízio dos locais de aplicação.