O que o cheiro da acetona pode causar?
Índice
- O que o cheiro da acetona pode causar?
- O que fazer em caso de ingestao de acetona?
- Como é feita a acetona?
- O que fazer quando ingerir produto de limpeza?
- O que fazer se ingerir produto de limpeza?
- Quais as principais precauções que devem ser tomadas para evitar contaminação de reagentes no laboratório?
- Por que é perigoso usar acetona?
- Quais são os sintomas de intoxicação por acetona?
- Qual a concentração de acetona no sangue?
- Qual a incidência de envenenamento de acetona?
O que o cheiro da acetona pode causar?
Inalação: Quando inalados os vapores causam irritação da mucosa. Em altas concentrações os vapores inalados tem efeito narcótico e anestésico, e podem provocar dor-de-cabeça, vertigens, náuseas, sonolência, mal estar e perda de consciência.
O que fazer em caso de ingestao de acetona?
Em São Paulo, o número é 0800-148110. Em outras cidades, basta ligar para o disque-intoxicação (0800-7226001) para ser direcionado ao centro mais proximo.
Como é feita a acetona?
A acetona é produzida principalmente por processos de desidrogenação ou peroxidação do álcool isopropanol. Uma das formas de se obter a acetona é pela oxidação do álcool secundário 2-propanol (isopropanol), utilizando uma mistura de dicromato de potássio (K2Cr2O7) ou ácido sulfúrico concentrado (H2SO4).
O que fazer quando ingerir produto de limpeza?
Em casos de envenenamento com produtos químicos, como detergentes, desinfetantes e alvejantes, você como socorrista ou paciente deve ligar imediatamente para o telefone de urgência indicado no rótulo do produto pelo qual foi afetado.
O que fazer se ingerir produto de limpeza?
Ligar para o SAMU, marcando 192 e informar sobre a idade da pessoa, o produto ingerido, a quantidade, há quanto tempo, em que local e se foi em jejum ou após a refeição.
Quais as principais precauções que devem ser tomadas para evitar contaminação de reagentes no laboratório?
Proteja as mãos com luvas apropriadas ou enrole a peça de vidro em toalha antes de proceder a operação. Todo o material deve ser lavado imediatamente após o uso. Não utilize solventes orgânicos para a limpeza, a não ser quando autorizado pelo seu professor. Lave os frascos de reagentes antes de descartá-los.
Por que é perigoso usar acetona?
- Quando exposto ao ar, rapidamente se evapora e permanece altamente inflamável, fazendo a acetona perigoso usar ao redor de fogo. Centenas de produtos de uso doméstico contêm acetona.
Quais são os sintomas de intoxicação por acetona?
- Os sintomas de Intoxicação por Acetona - Ingestão de Acetona - Envenenamento por Acetona leve incluem: dor de cabeça. Fala enrolada. Estado letárgico. Sintomas de Intoxicação por Acetona graves são muito raros e incluem: coma. estupor profundo ( estado de consciência ou sensibilidade apenas parcial) morte.
Qual a concentração de acetona no sangue?
- A relação de concentração de acetona no sangue a acetona no alvéolo (sacs) dos pulmões é 330. Isso significa que 330 litros de ar devem ser respirados e substituídos com ar limpo para limpar a acetona de um litro de sangue (o corpo adulto médio contém cinco a seis litros de sangue). Esta é uma maneira eficaz de remover a acetona do sangue.
Qual a incidência de envenenamento de acetona?
- Apesar de sua presença em centenas de produtos comuns, a incidência de envenenamento de acetona é muito baixa. O corpo é capaz de lidar com até 200ml sem consequências graves. Isso ocorre porque o fígado é capaz de tirar a acetona e decompô-lo em substâncias químicas utilizáveis pelo organismo.