O que ocorre com uma estrela quando morre?
O que ocorre com uma estrela quando morre?
Ouça em voz altaPausarSe o núcleo dessa estrela possuir entre 1,4 e 3 massas solares, o colapso continua até os elétrons e prótons se combinarem, formando nêutrons. Dessa forma, surgem as estrelas de nêutrons. Se a massa for maior que 3 massas solares, o núcleo da estrela colapsa completamente, até formar um buraco negro.
Como uma estrela se apaga?
Ouça em voz altaPausarQuando acaba o combustível --e a fusão chega a queimar elementos mais pesados como o ferro-- e o reator nuclear é desligado, a estrela não pode mais suportar o peso das camadas que estão próximas ao núcleo dela. Ela então explode, em um fenômeno chamado de supernova.
É possível ver uma estrela se apagando?
Ouça em voz altaPausarBetelgeuse é muito grande (se estivesse no Sistema Solar ela ocuparia a órbita de Júpiter) e está a apenas 700 anos luz. Essa combinação faz com que os melhores telescópios consigam enxergar seu disco. É a única estrela em que isso é possível, tirando o Sol, claro.
Como as estrelas morrem?
- Como as estrelas morrem? Entenda os diferentes tipos de ciclo estelar Todas as estrelas nascem de modo semelhante — em nuvens de poeira e gás —, mas a vida de cada uma pode ser bem diferente dependendo da massa adquirida.
Qual é o processo de morte de uma estrela?
- O processo de morte de uma estrela é semelhante ao conceito de reencarnação. As estrelas na verdade nunca morrem, mas a matéria nelas contidas aglutinam-se por um grande período de tempo antes de se desfazer em seguida.
Quais são as estrelas mortas no universo?
- Há incontáveis estrelas no Universo, mas raramente conseguimos testemunhar o longo processo que são as suas mortes. O telescópio espacial Hubble conseguiu captar o período final de uma estrela em supernova, que virou um vídeo timelapse (com passagem de tempo acelerada) de alguns segundos. As imagens foram registradas ao longo de um ano.
Como a estrela se torna instável?
- A estrela se torna instável, pulsando, inflando e ejetando partes de suas atmosferas, até que eventualmente todas as camadas externas da estrela se dissipam, criando uma nuvem de poeira e gás em expansão. Esse tipo de nuvem é chamado de nebulosa planetária — um nome um tanto infeliz, pois nenhum planeta surgirá dali.