Como é a morte de uma estrela?
Como é a morte de uma estrela?
O tempo que uma estrela viverá dependerá da sua massa. Quanto maior a massa, mais calor e luz ela liberará. Sua morte acontece quando já tiver queimado todo o combustível. Como essa queima origina elementos mais pesados, ela termina apenas quando passa a produzir ferro, que é um processo que consome energia.
Qual o último estágio de evolução de uma estrela?
Em seguida, o tamanho será determinante para o destino dessas estrelas. Para aquelas com massa igual a do Sol, o fim do ciclo é a transformação em uma estrela anã branca, formada de carbono e oxigênio.
Qual é o processo de morte de uma estrela?
- O processo de morte de uma estrela é semelhante ao conceito de reencarnação. As estrelas na verdade nunca morrem, mas a matéria nelas contidas aglutinam-se por um grande período de tempo antes de se desfazer em seguida.
Como ocorre o nascimento de uma estrela?
- O nascimento de uma estrela acontece em algumas nebulosas (grandes nuvens de gás e poeira). A força da gravidade e os movimentos internos da nebulosa fazem com que partes do material se acumulem e fiquem bem juntas. Aí, aquele pedaço da nebulosa fica contraído e diminui de tamanho.
Qual o início da vida de uma estrela?
- Esse processo, chamado de fusão nuclear, libera muita energia — é o início da vida de uma estrela! Dependendo da quantidade de gases e da massa que a estrela acumulou, ela pode ter diferentes tamanhos. Quando a fusão nuclear começa, a estrela entra em uma fase estável, usando todo o hidrogênio disponível para emitir luz.
Quais são as estrelas mortas no universo?
- Há incontáveis estrelas no Universo, mas raramente conseguimos testemunhar o longo processo que são as suas mortes. O telescópio espacial Hubble conseguiu captar o período final de uma estrela em supernova, que virou um vídeo timelapse (com passagem de tempo acelerada) de alguns segundos. As imagens foram registradas ao longo de um ano.