Quais as consequências da replicação viral para o hospedeiro?
Quais as consequências da replicação viral para o hospedeiro?
A alteração de processos celulares envolvidos na biossíntese de macromoléculas e na manutenção da homeostase celular, por exemplo, pode resultar em disfunção e até morte celular. Outras vezes, produtos da replicação viral podem ser tóxicos para a célula hospedeira.
Como surge um novo vírus?
Que o vírus encontre um hospedeiro e consiga sobreviver, se reproduzir e ser transmitido a outras células e a outros seres, isto é fruto totalmente do acaso. Ou, se quisermos ser mais precisos, é resultado de um longo processo de seleção natural.
O que é uma infecção viral?
- O que é uma infecção viral? No dia a dia, tendemos a pensar que a infecção viral é uma coleção desagradável de sintomas que sentimos quando pegamos um vírus, como o da gripe ou da catapora. Mas o que realmente ocorre no seu corpo quando você tem um vírus?
Qual a razão da existência de um vírus?
- Na verdade, ele não pode ser mau ou bom, pois sequer é considerado vivo pela maioria dos biólogos. Vírus não têm metabolismo, não comem, respiram ou excretam. Não se reproduzem sozinhos – precisam dos hospedeiros –, e não se locomovem por conta própria. A única razão da existência de um vírus é fazer mais de si mesmo.
Por que o vírus é feito das mesmas coisas que você?
- Todo vírus é feito essencialmente das mesmas coisas que você: uma cápsula oca de proteínas e gorduras no interior da qual há um pedaço curtinho de material genético – que contém as receitas. (Quando você usa álcool gel ou sabão, destrói a cápsula do mesmo jeito que desmancha gordura de hambúrguer nas suas mãos).
Quais são os vírus que infectam as plantas?
- Existem vírus que infectam apenas bactérias, denominadas bacteriófagos, os que infectam apenas fungos, denominados micófagos; os que infectam as plantas e os que infectam os animais, denominados, respectivamente, vírus de plantas e vírus de animais.