O que acontece a um avião depois de atingido por um raio?
Índice
- O que acontece a um avião depois de atingido por um raio?
- O que acontece se um raio te atingir?
- Por que um avião não está livre de ser atingido por um raio?
- Como atrai raios?
- Como é possível explicar o fato dos tripulantes não sofrerem nenhum tipo de descarga elétrica?
- O que fazer se uma pessoa for atingida por um raio?
- Por quê os raios incidentes em um avião ou carro não atingem a parte interna destes?
- O que fazer para evitar os raios?
- Quando você reporta que seu avião foi atingido por raio?
- Como ocorre o relâmpago do avião?
- Como a aeronave se transforma em um fio?
- Quais são os danos em caso de raios?

O que acontece a um avião depois de atingido por um raio?
Hoje, quando um raio atinge uma aeronave, causa, via de regra, no máximo danos parciais na fuselagem e nas antenas externas. Os sistemas eletrônicos das aeronaves geralmente são blindados para evitar interferências da radiação dos relâmpagos.
O que acontece se um raio te atingir?
O impacto de um raio pode gerar lesões neurológicas e cardiopulmonares, que são as mais perigosas e responsáveis por casos fatais. Pode ocorrer assistolia, insuficiência cardíaca grave, fibrilação ventricular, parada respiratória devido a dano direto no sistema nervoso central e, derrame pericárdico maciço.
Por que um avião não está livre de ser atingido por um raio?
Para que a corrente de 200 mil amperes de um raio percorram a fuselagem de um avião sem causar nenhum dano grave, existem “descarregadores de estática” (fios de metal finos atrás das asas), que garantem que a carga elétrica acumulada seja liberada durante o voo e não afete componentes eletrônicos.
Como atrai raios?
Na verdade, o que pode atrair um raio em sua direção são objetos metálicos grandes, como varas de pesca, tripés e tacos de golfe. Veículos sem capota, tais como tratores, motocicletas ou bicicletas, também oferecem risco, e a própria água atrai eletricidade.
Como é possível explicar o fato dos tripulantes não sofrerem nenhum tipo de descarga elétrica?
Isso ocorre porque a fuselagem do avião é composta principalmente de alumínio. Por ser um bom condutor de energia, a descarga elétrica flui sobre o avião até seguir normalmente seu caminho pela atmosfera. ... Assim, a área interna do avião fica protegida e mesmo as partes externas não costumam sofrer qualquer dano.
O que fazer se uma pessoa for atingida por um raio?
O que fazer se alguém for atingido? Ao presenciar alguém ser afetado, não se aproxime ou encoste na pessoa de imediato (pois a eletricidade pode se propagar por você também). Após descarga acabar, primeiramente, cheque se a vítima está respirando, se está consciente ou se precisa ser reanimada.
Por quê os raios incidentes em um avião ou carro não atingem a parte interna destes?
Na prática, aviões funcionam como gaiolas. Eles possuem fuselagem metálica e criam um campo eletrostático. Quando um raio atinge a carcaça, esta conduz a eletricidade apenas na parte externa, e ela logo se dissipa. Como na Gaiola de Faraday, o interior permanece intacto.
O que fazer para evitar os raios?
– Não se aproxime de cercas de arame, varais metálicos, linhas férreas e outras estruturas metálicas; – Não permaneça em áreas abertas como campos de futebol, praias, quadras esportivas e estacionamentos; – Não fique no alto de morros ou no topo de prédios; – Não se abrigue em árvores ou debaixo delas.
Quando você reporta que seu avião foi atingido por raio?
- Quando um piloto reporta que seu avião foi atingido por um raio, nós da manutenção fazemos uma inspeção específica afim de encontrar possíveis danos causados em determinadas áreas (geralmente as extremidades que é por onde o raio tende a “escapar” e a fuselagem como um todo).
Como ocorre o relâmpago do avião?
- Isso acontece porque um relâmpago atinge uma extremidade da aeronave, como o nariz ou a ponta da asa, e percorre todo o corpo do veículo na sequência, indo em direção ao solo no final. Devido ao atrito com o ar, a carenagem do avião acumula muita eletricidade estática, o que acaba atraindo essas descargas elétricas.
Como a aeronave se transforma em um fio?
- A aeronave simplesmente se transforma em um fio que conduz a eletricidade. Todas as partes de um avião são “aterradas” (ligadas umas as outras através de um cabo condutor, como mostrei anteriormente neste post) justamente para conduzir a eletricidade uniformemente através de tudo.
Quais são os danos em caso de raios?
- Esses danos são bem comuns em caso de raios e não impedem que a aeronave continue a voar sem problemas até que possa parar para fazer os reparos (geralmente controlado pelo número de horas voadas).