Quais os riscos da retirada da veia safena?
Índice
- Quais os riscos da retirada da veia safena?
- Quando tira a safena?
- Qual a importância da veia safena?
- Quais as complicações da cirurgia de varizes?
- Porque a safena fica doente?
- Quais os riscos de retirar a safena?
- Por que a remoção da veia safena não prejudica a circulação sanguínea?
- Quais são as opções de tratamento para a safena?
- Como fazer a extração da veia?

Quais os riscos da retirada da veia safena?
Risco de rompimento da veia safena; Feridas ou úlceras nas pernas; Atraso na cicatrização das varizes; Formação de coágulos dentro da veia safena.
Quando tira a safena?
A cirurgia de retirada de safena geralmente é sugerida quando o vaso está muito dilatado e com excesso de refluxo sanguíneo, que ocorre devido a falha no funcionamento das válvulas da veia, fazendo com que o sangue flua na direção oposta ao coração.
Qual a importância da veia safena?
Ela vai do dedão do pé até a virilha e é responsável por fazer circular grande parte do sangue que irriga as pernas. Para isto, esta veia possui pequenas válvulas que vão levando o sangue de volta ao coração.
Quais as complicações da cirurgia de varizes?
As principais complicações relacionadas à cirurgia de varizes são: Trombose Venosa Profunda. Embolia Pulmonar. Infecção de ferida operatória.
Porque a safena fica doente?
Entretanto, estas veias podem dilatar e deixar de conduzir o sangue no sentido correto, é o que chamamos de refluxo nas veias safenas. As consequências disso são a possibilidade de outras veias ficarem sobrecarregadas e desenvolverem outras varizes ou provocarem sintomas como edema (inchaço) e dores nas pernas.
Quais os riscos de retirar a safena?
- Riscos da cirurgia para retirar a safena. Apesar de ser uma cirurgia com poucos riscos, a safenectomia pode ter algumas raras complicações, como a lesão de nervos próximos à veia, o que pode provocar formigamento e perda da sensibilidade, além de sangramento, tromboflebite, trombose da perna ou embolia pulmonar.
Por que a remoção da veia safena não prejudica a circulação sanguínea?
- A remoção da veia safena não prejudica em nada a circulação sanguínea da perna. É preciso lembrar que, se a orientação do médico é retirá-la, é porque ela já não desempenha sua função e o organismo, de certa forma, se habituou a funcionar sem ela.
Quais são as opções de tratamento para a safena?
- Atualmente existem algumas opções de tratamento para a veia safena. Escleroterapia com espuma, tratamento da safena com laser, tratamento da safena com radiofrequência e a remoção das veias safenas estão entre as modalidades mais comuns.
Como fazer a extração da veia?
- Assim, sintomas como dor, cansaço e inchaço nas pernas também devem ser solucionados com a cirurgia. Mas, mesmo estando livre desses incômodos, é preciso que a paciente seja cuidadosa, pois a extração da veia não é uma garantia de que está livre das varizes para sempre.