Qual o papel do Cfess?
Índice
- Qual o papel do Cfess?
- Quais são as atribuições e as competências que foram atribuídas ao profissional do Serviço Social?
- Qual a importância da intervenção profissional do A assistente social para a sociedade?
- Quais são as atribuições de um assistente social?
- Quais as entidades representativas do Serviço Social e qual a função de cada uma?
- Como entender o Serviço Social?
- Qual a diferença entre competência é atribuição do assistente social?
- Qual é a diferença entre competência e atribuições?
- Porque o assistente social é importante?
- Como deve ser a atuação do assistente social diante das questões sociais?
- Qual a melhor resposta para o silêncio?
- Quais são os conceitos de status social?
- Qual a importância do silêncio em nossos dias?
- Quais são os efeitos colaterais do Silêncio?

Qual o papel do Cfess?
O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) é uma autarquia pública federal que tem a atribuição de orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício profissional do/a assistente social no Brasil, em conjunto com os Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS).
Quais são as atribuições e as competências que foram atribuídas ao profissional do Serviço Social?
São competências do assistente social, que a Lei de Regulamentação reconhece: implementar, planejar e avaliar políticas sociais. ... A habilidade é conseguir pôr em prática as teorias e conceitos que foram adquiridos, enquanto a competência é mais ampla e consiste na articulação entre conhecimentos, atitudes e habilidades.
Qual a importância da intervenção profissional do A assistente social para a sociedade?
A intervenção profissional do assistente social pode ser caracterizada pelo atendimento às demandas e necessidades sociais de seus usuários, que podem produzir resultados concretos, tanto nas dimensões materiais, quanto nas dimensões sociais, políticas e culturais da vida da população, viabilizando seu acesso às ...
Quais são as atribuições de um assistente social?
Analisam, elaboram, coordenam e executam planos, programas e projetos para viabilizar os direitos da população e seu acesso às políticas sociais, como a saúde, a educação, a previdência social, a habitação, a assistência social e a cultura.
Quais as entidades representativas do Serviço Social e qual a função de cada uma?
As principais entidades do serviço social brasileiro são: o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), os Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS), a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e a Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESSO).
Como entender o Serviço Social?
Os profissionais de Serviço Social estudam a realidade social brasileira e trabalham diretamente com a população. Atuam em situações de violação de direitos humanos como trabalho análogo, situação de refúgio, situação de rua e migração, retratadas diariamente pela mídia.
Qual a diferença entre competência é atribuição do assistente social?
37). Assim, as atribuições privativas são aquelas que se referem diretamente à profissão, como a atribuição privativa de coordenar cursos, bem como equipes de Serviço Social nas instituições públicas e privadas. E competências são aquelas ações que os(as) assistentes podem desenvolver, embora não lhes sejam exclusivas.
Qual é a diferença entre competência e atribuições?
Costuma-se dizer que o vocábulo “competência” refere-se à atividade jurisdicional, enquanto “atribuição” diz respeito à ativi- dade administrativa. ... Piragibe (1997) apresenta como sinônimo de atribuição: “Função, ocupação, competência”.
Porque o assistente social é importante?
O assistente social tem hoje o papel fundamental na busca por justiça social, no processo de materialização e acesso aos direitos para enfrentar as demandas sociais e atuar na construção dos programas sociais necessários para minimizar tais desigualdades.
Como deve ser a atuação do assistente social diante das questões sociais?
A atuação profissional faz-se, prioritariamente, por meio de instituições que prestam serviços públicos destinados a atender pessoas e comunidades que buscam apoio para desenvolver sua autonomia, participação, exercício de cidadania e acesso aos direitos sociais e humanos. Podem ser da rede do Estado, privada e ONGs.
Qual a melhor resposta para o silêncio?
- A maturidade vai nos ensinando que muitas vezes o silêncio é a melhor resposta, que é a pausa entre o som que deixa as melodias mais belas e compreensíveis e que quando já não há o que ser dito, o silêncio basta! O silêncio pode angustiar, pode revelar verdades ocultas, mas pode também acalmar, elucidar situações e deixar tudo mais nítido!
Quais são os conceitos de status social?
- Em primeiro lugar, é de suma importância apontar que tais conceitos são necessários para uma análise um tanto mais profunda da pirâmide social que organiza algumas coletividades. A ideia de status social está ligada às diferentes funções que um sujeito pode ocupar no interior da sociedade em que vive.
Qual a importância do silêncio em nossos dias?
- O silêncio pode angustiar, pode revelar verdades ocultas, mas pode também acalmar, elucidar situações e deixar tudo mais nítido! Convidamos você a silenciar por uns minutos, meditar e refletir sobre o silêncio! Conheça e compartilhe frases sobre silêncio que revelam a importância dos momentos silenciosos em nossos dias!
Quais são os efeitos colaterais do Silêncio?
- Efeitos colaterais físicos. Quando uma pessoa recebe o tratamento do silêncio, o córtex cingulado anterior do cérebro é ativado. Isso significa que, quando somos ignorados, o cérebro diz que estamos com dor física. Alguns sintomas são dores de cabeça, dores de estômago, insônia, ansiedade e fadiga.