adplus-dvertising

Quando se elimina a gema apical de uma roseira?

Índice

Quando se elimina a gema apical de uma roseira?

Quando se elimina a gema apical de uma roseira?

A retirada da gema apical vai provocar o brotamento das gemas laterais, consequentemente a planta vai apresentar mais ramos, folhas, flores e frutos. A poda provoca uma diminuição da quantidade de auxinas no caule o que estimula as divisões celulares na região das gemas laterais.

O que acontece quando remove a gema apical?

A remoção da gema apical provoca a brotação das gemas basais, o que evidencia esse tipo de inibição correlativa, observada, por exemplo, quando se efetuam podas ou a decapitação de uma planta. ... A retirada da gema apical resulta na interrupção do transporte de auxinas, promovendo a brotação das gemas laterais.

Que efeito a auxina deverá ter sobre a planta?

Dependendo de sua concentração, as auxinas podem ter diversos efeitos sobre a planta. Ela pode provocar o crescimento do caule, das folhas, das flores, das raízes e dos frutos, como também a abscisão foliar, a dominância apical, a formação de flores femininas, a partenocarpia, entre outras atividades.

Qual o fenômeno responsável pela inibição do desenvolvimento?

A auxina inibe o desenvolvimento das gemas laterais, promovendo assim a dominância apical.

O que é uma gema apical?

No ápice do caule (e de cada ramo) existe sempre uma gema (ou meristema) apical, que permite o crescimento em extensão graças à multiplicação das células meristemáticas. À medida que o caule cresce diferenciam-se lateralmente, regiões onde surgem folhas e gemas axilares (ou laterais).

Quando se poda uma roseira Observa-se um rápido crescimento das gemas laterais para a formação de ramos vegetativos Isto ocorre porque as gemas laterais A?

(FUVEST) Quando se poda uma roseira observa-se um rápido crescimento das gemas laterais para a formação de ramos vegetativos. Isto ocorre porque as gemas laterais: a) passam a produzir menos auxinas; ... e) recebem menos auxinas.

Qual é o efeito produzido pela remoção da gema apical no processo da poda em plantas?

b) A poda da gema apical implica a remoção do meristema primário e, desse modo, cessa o crescimento longitudinal do caule. Porém, a remoção da gema apical leva à di- minuição da concentração de AIA ao longo do caule e, consequentemente, das gemas laterais.

Postagens relacionadas: