O que causa um eclipse solar?

O que causa um eclipse solar?
Um eclipse solar acontece sempre que há um alinhamento astronômico entre a Terra, o Sol e a Lua, de modo que a última encontra-se posicionada entre os dois primeiros, projetando uma sombra em uma área da superfície, que fica sem poder observar o brilho do Sol ou com visualização parcial.
Qual o tempo de um eclipse solar?
A máxima duração de um eclipse solar total é de cerca de 7 minutos. Como a Lua não possui luz própria, ela só é visível enquanto recebe luz do Sol e a reflete para a Terra.
Quando acontece um eclipse solar?
- Quando acontece um eclipse solar duas sombras são lançadas no planeta Terra. Uma sombra menor e mais escura conhecida como umbra e uma maior, chamada de penumbra. Existem quatro tipos de eclipses solares: Eclipse Total: é o mais raro e mais fascinante de todos.
Quando ocorre um ciclo de eclipses?
- Um ciclo de eclipses acontece quando uma série de eclipses são separados por um certo intervalo de tempo. Isto acontece quando os movimentos orbitais dos corpos formam padrões repetitivos harmônicos. Um tipo particular é o ciclo de Saros, que resulta em uma repetição de eclipses solares ou lunares a cada 6.585,3 dias, ou pouco mais de 18 anos.
Quando acontece o eclipse total?
- Um eclipse total acontece quando o observador está localizado dentro da sombra do objeto ocultante. A totalidade acontece no ponto de fase máxima durante um eclipse total, quando o objeto ocultado é completamente coberto.
Quando ocorrerá o eclipse parcial?
- O eclipse parcial ocorre no dia 6 de Janeiro e será visível na Ásia. No dia 2 de Julho será a vez de um eclipse solar total, que poderá ser visto no Chile e na Argentina. O último eclipse do ano acontecerá no dia 26 de Dezembro e poderá ser observado na Arábia Saudita, Índia, Sumatra e Bornéu.