O que acontece quando colocamos detergente na água?
Índice
- O que acontece quando colocamos detergente na água?
- O que aconteceu ao se adicionar a gota de detergente na água com a presença do orégano explique o fenômeno ocorrido de forma científica?
- Qual o objetivo da experiência do orégano?
- Porque detergente e óleo não se misturam?
- O que quebra a tensão superficial?
- Qual a diferença entre a água e o detergente?
- Como se mistura o detergente com a água?
- Por que são feitos os detergentes?
- Como funcionam as moléculas do detergente?
O que acontece quando colocamos detergente na água?
O detergente diminui a tensão superficial da água, fazendo com que ela derrame.
O que aconteceu ao se adicionar a gota de detergente na água com a presença do orégano explique o fenômeno ocorrido de forma científica?
A explicação para a experiência é que as moléculas da água se atraem causando uma tensão superficial. O Detergente consegue romper essa tensão, dessa forma as moléculas que estão mais distantes do detergente se atraem mais do que as que estão no centro e o resultado é o orégano caminhando junto com a água.
Qual o objetivo da experiência do orégano?
ESSA EXPERIÊNCIA VAI MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DE DEIXAR AS MÃOS SEMPRE LIMPAS. ... DIGA A CRIANÇA QUE O ORÉGANO NA EXPERIÊNCIA ESTÁ REPRESENTANDO TODA A SUJEIRA QUE PODEMOS ENCONTRAR EM QUALQUER LUGAR. O OUTRO PRATO, COM ÁGUA E SABÃO, SIGNIFICA A NOSSA HIGIENE E O BOM HÁBITO DE LAVAR AS MÃOS.
Porque detergente e óleo não se misturam?
OS OPOSTOS NÃO SE ATRAEM Da mesma forma, existe uma outra explicação para este fenômeno, que está ligada à polaridade das substâncias. Ela sugere que a água é polar e o óleo é apolar e, dessa forma, por apresentarem essa diferença de polaridade, eles não se misturam.
O que quebra a tensão superficial?
Tanto os detergentes como os sabões diminuem a tensão superficial da água e são denominados genericamente de surfactantes, porque as moléculas desses materiais se colocam entre as moléculas de água e diminuem a tensão superficial.
Qual a diferença entre a água e o detergente?
- A água é uma molécula polar, enquanto que o detergente possui parte de sua molécula polar e parte apolar. O óleo é uma molécula apolar. Por isso, quando misturamos esses três componentes podemos observar que parte do detergente se mistura com a água (a parte polar do detergente). Chamamos essa mistura de micela.
Como se mistura o detergente com a água?
- Por isso, quando misturamos esses três componentes podemos observar que parte do detergente se mistura com a água ( a parte polar do detergente). Chamamos essa mistura de micela. Por isso conseguimos lavar a louça com água e detergente. O óleo não se mistura com a água, por ser apolar. Ele se mistura com a parte apolar do detergente.
Por que são feitos os detergentes?
- Detergente é uma mistura de moléculas que prendem a gordura e ajudam a removê-las mais facilmente. Essas moléculas possuem duas partes, uma se liga às sujeiras e à gordura e a outra se liga na água, assim facilitando sua remoção. Do que são feitos os detergentes?
Como funcionam as moléculas do detergente?
- As moléculas dos detergentes têm duas partes diferentes, uma que se une com a água e a que outra gruda na gordura ou qualquer substância oleosa. Então, de uma forma simplificada, quando essa molécula do detergente tem contato com água e gordura ela consegue “quebrar” a gordura em pedaços praticamente invisíveis ao olho nu. 4.















