adplus-dvertising

O que é cetose em bovinos?

Índice

O que é cetose em bovinos?

O que é cetose em bovinos?

O que é cetose bovina? A cetose bovina é uma doença metabólica que acomete principalmente vacas de alta produção no período de transição predominantemente nas três semanas após o parto.

Quais as características do rúmen como câmara de fermentação?

O rúmen é um ecossistema anaeróbio, caracterizado pelo seu poder tampão, temperatura, pH e fermentação, assim este fica favorável aos microorganismos. O principal interesse produtivo do ruminante esta na capacidade de aproveitar os nutrientes na digestão microbiana.

Quais são os produtos gerados da fermentação ruminal como são absorvidos?

Os produtos finais da fermentação microbiana dos carboidratos no rúmen são os ácidos graxos voláteis (AGVs), sendo o acético, o propiônico e o butírico os três mais importantes ácidos formados juntamente com os gases de dióxido de carbono (C02) e metano (CH4).

O que é cetose puerperal?

A cetose ocorre quando as vacas estão em BEN. Mais comum nas duas últimas semanas de gestação ou no início da lactação. Nas últimas semanas de gestação, as mudanças hormonais e a diminuição da capacidade do rúmen podem causar uma diminuição na ingestão de nutrientes e/ou aumento da lipólise.

Quais os sintomas da cetose bovina?

Sintomas

  • Perda de apetite.
  • Sinais clínicos nervosos – sonolência, olhar fixo, cambaleio, ataxia, andar em círculos, espasmos e cegueira parcial.
  • Pode apresentar comportamentos bizarros, como agressividade e delírio.
  • Odor de acetona no hálito, urina e até no leite.
  • Diminuição da produção leiteira.
  • Rápida perda de peso.

Como tratar uma vaca com cetose?

As vacas podem recuperar-se espontaneamente, porém há uma grande diminuição na produção de leite e perda de escore corporal. O tratamento é feito, utilizando-se 500 mL de glicose a 50%, durante três dias por via endovenosa e de 150 mL de propilenoglicol pela via oral e pelo mesmo período de tempo.

Como ocorre o processo de fermentação nos ruminantes?

3. Introdução  A fermentação em ruminantes é o resultado da atividade física e microbiológica, a qual converte os componentes dietéticos a: Ácidos graxos de cadeia curta Proteína microbiana Vitaminas do complexo B e vitamina K Dióxido de carbono e Metano Amônia e Nitrato e etc...

Quais as principais características do ambiente ruminal?

O ambiente ruminal tem que oferecer características adequadas, de temperatura, pH, anaerobiose e nitrogênio amoniacal para o bom desenvolvimento dos microrganismos que o povoa.

Quais os principais produtos da fermentação ruminal?

Os ácidos graxos voláteis (AGV) são os principais produtos finais da fermentação ruminal dos carboidratos realizada pelos microrganismos, sendo os mais importantes o acetato, o propionato e o butirato (Van Soest, 1994).

Como ocorre a formação dos AGV?

A degradação dos componentes dietéticos pela microbiota ruminal, principalmente carboidratos, resulta na produção de ácidos graxos voláteis de cadeia curta (AGV) como acetato (C2), propionato (C3) e butirato (C4) usados pelos ruminantes como fonte de energia.

Quais são os sintomas da cetose?

  • Os principais sintomas de que o organismo encontra-se em cetose são: 1 Hálito com sabor metálico ou mau hálito, chamado de halitose; 2 Aumento da vontade de urinar; 3 Aumento da sede; 4 Diminuição da fome; 5 Dor de cabeça; 6 Náusea; 7 Fraqueza. More ...

Quais são os carboidratos recomendados para a cetose?

  • Por esse motivo, a dieta Atkins, por exemplo, especifica que os carboidratos sejam restritos a 20 ou menos gramas por dia durante duas semanas para garantir que a cetose seja atingida. Após esse ponto, pequenas quantidades de carboidratos podem ser adicionadas de volta à sua dieta muito gradualmente, desde que a cetose seja mantida.

Quais são as dietas que promovem cetose?

  • Durante a cetose, seu corpo converte gordura em compostos conhecidos como cetonas e começa a usá-los como sua principal fonte de energia. Estudos descobriram que dietas que promovem cetose são altamente benéficas para a perda de peso, devido em parte aos seus efeitos de inibição de apetite ( 1 , 2 ).

Como ocorre a produção de corpos cetônicos?

  • A produção e a exportação dos corpos cetônicos liberam a coenzima A, permitindo que a oxidação dos ácidos graxos continue. Casos como jejum prolongado, ou diabetes melito não-tratado, resultam em uma superprodução de corpos cetônicos, à qual se associam sérios problemas médicos.

Postagens relacionadas: