Qual o risco do cordão umbilical enrolado no pescoço?
Índice
- Qual o risco do cordão umbilical enrolado no pescoço?
- Tem possibilidade do bebê se enforcar no cordão umbilical?
- Quando o bebê brinca com o cordão umbilical dói?
- O que significa presença de circular cervical?
- Qual o tempo certo para cortar o cordão umbilical?
- Será que o bebê está com o cordão umbilical no útero?
- Qual a importância do cordão umbilical no desenvolvimento do bebê?
- Quais os riscos do cordão umbilical enrolado no pescoço?
- Quais são as possíveis complicações do cordão umbilical?

Qual o risco do cordão umbilical enrolado no pescoço?
Segundo a literatura médica, não há evidência estatística que correlacione o cordão umbilical enrolado no pescoço a qualquer tipo de aumento nas taxas de mortalidade neonatal. Ou seja, o fato de seu bebê estar com o circular de cordão não faz com que haja risco de vida.
Tem possibilidade do bebê se enforcar no cordão umbilical?
A circular é resultado da própria movimentação do feto, que pode fazer com que o cordão se enrole e desenrole diversas vezes. E, ao contrário do que prega o senso comum, ele não “enforca” a criança, e pode ser facilmente desenrolado pelo médico durante o parto, depois da passagem da cabeça do bebê.
Quando o bebê brinca com o cordão umbilical dói?
Alguns movimentos dão a impressão de que o bebê também gosta de brincar desde cedo. “Ele mexe e até mesmo morde o cordão umbilical (não a ponto de prejudicar a circulação sanguínea), segura pés e mãos e, para aqueles que compartilham o espaço com outro bebê, até tocam o irmão gêmeo”, resume Burlacchini.
O que significa presença de circular cervical?
Circular cervical ou cordão nucal é o enrolamento do cordão umbilical em redor do pescoço do feto. Entre os sintomas presentes no bebé imediatamente após um parto com circular cervical estão o escurecimento da face, petéquia facial e hemorragia na parte branca dos olhos.
Qual o tempo certo para cortar o cordão umbilical?
A Organização Mundial da Saúde recomenda que o corte do cordão umbilical seja feito de um a três minutos após o parto, a não ser que o bebê tenha sofrido asfixia e precise ser removido imediatamente para que os médicos realizem os procedimentos de reanimação.
Será que o bebê está com o cordão umbilical no útero?
- Ou seja, o fato de seu bebê estar com o circular de cordão não faz com que haja risco de vida. Na maioria dos casos, não é necessário realizar nenhuma intervenção médica relacionada ao cordão umbilical enrolado no pescoço antes do parto. Isso porque a circular do cordão não oferece riscos ao feto enquanto ele ainda se encontra no útero.
Qual a importância do cordão umbilical no desenvolvimento do bebê?
- “O cordão umbilical transporta nutrientes, sangue e elimina resíduos. Sua importância no desenvolvimento do feto é inegável” Uma vez detalhada sua função, podemos proceder a enumerar as possíveis complicações do cordão umbilical. Ainda que sejam pouco frequentes, muitas podem comprometer inclusive a vida do bebê em formação.
Quais os riscos do cordão umbilical enrolado no pescoço?
- Quais os riscos envolvidos quando o cordão umbilical está enroscado no pescoço e quais os cuidados médicos necessários nesses casos. Também chamado de “circular de cordão”, o cordão umbilical enrolado no pescoço é um fenômeno bastante comum. Sua principal causa é a movimentação do feto no útero durante a gestação.
Quais são as possíveis complicações do cordão umbilical?
- Uma vez detalhada sua função, podemos proceder a enumerar as possíveis complicações do cordão umbilical. Ainda que sejam pouco frequentes, muitas podem comprometer inclusive a vida do bebê em formação. Artéria umbilical única: A AUU é uma das complicações do cordão umbilical mais frequentes.