Por que os lixões devem ser desativados?
Índice
- Por que os lixões devem ser desativados?
- Quais são os 7 problemas sanitários ligados ao destino inadequado do lixo?
- Como diminuir o descarte incorreto de lixo na sociedade brasileira?
- Como é possível reduzir a quantidade de lixo produzido por uma cidade?
- Qual é o problema dos lixões?
- O que impede o fechamento definitivo dos lixões?

Por que os lixões devem ser desativados?
Nos lixões, os resíduos são depositados em aterros a céu aberto sem nenhum controle ambiental ou tratamento. Além de produzir o gás natural metano (CH4), um dos agravadores do efeito estufa, a decomposição da matéria orgânica gera o caldo chorume, altamente poluente.
Quais são os 7 problemas sanitários ligados ao destino inadequado do lixo?
cisticercose, cólera, disenteria, febre tifoide, filariose, giardíase, leishmaniose, leptospirose, peste bubônica, salmonelose, toxoplasmose, tracoma, triquinose e mais outras nove. Outros problemas sanitários ligados ao destino inadequado do lixo são: Poluição dos mananciais (chorume);
Como diminuir o descarte incorreto de lixo na sociedade brasileira?
Para quem quiser fazer a sua parte, diminuindo a geração de lixo doméstico, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente dá algumas dicas:
- Planeje bem suas as compras. ...
- Utilize a impressora apenas quando for necessário e use os dois lados do papel.
- Na medida do possível, substitua os copos descartáveis;
Como é possível reduzir a quantidade de lixo produzido por uma cidade?
A coleta seletiva é o principal meio para reduzir a produção de lixo no dia a dia. A maioria das cidades brasileiras tem pontos de coleta e algumas oferecem serviço de retirada. Boa parte do lixo produzido pode ser remanejado para a coleta e reaproveitado, evitando o descarte.
Qual é o problema dos lixões?
Contaminação das águas subterrâneas com a penetração do chorume no solo; Mau cheiro; Aumento do número de doenças, já que os lixões atraem animais e vetores de doenças; ... Aumento do número de incêndios causados pelos gases que são gerados a partir da decomposição dos resíduos depositados nos lixões.
O que impede o fechamento definitivo dos lixões?
A Lei nº 12.305 prevê, desde 2 de agosto de 2010, que todos os rejeitos do país devem ter uma disposição final ambientalmente adequada em quatro anos. Traduzindo e atualizando o juridiquês, a lei — que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos no país — determina a desativação dos lixões a céu aberto.