O que acontece quando adicionamos um reagente a uma reação em equilíbrio?
Índice
- O que acontece quando adicionamos um reagente a uma reação em equilíbrio?
- O que ocorre com o equilíbrio químico quando se aumenta a concentração?
- O que é deslocamento de equilíbrio e quando ele ocorre?
- O que acontece com um sistema químico em equilíbrio quando o equilíbrio é perturbado?
- Qual o grau de equilíbrio de uma substância?
- Qual a constante de equilíbrio químico?
- Qual a generalização do equilíbrio químico?
- Como ocorre o deslocamento do equilíbrio químico?

O que acontece quando adicionamos um reagente a uma reação em equilíbrio?
Quando aumentamos a quantidade de uma substância (reagente ou produto) em uma reação, o equilíbrio se desloca para ser restabelecido, transformando essa substância. Da mesma forma, se retirarmos uma substância da reação, diminuindo sua quantidade, o equilíbrio é restabelecido produzindo mais dessa substância.
O que ocorre com o equilíbrio químico quando se aumenta a concentração?
O aumento da concentração dos reagentes e a diminuição da concentração dos produtos provocam o deslocamento do equilíbrio químico para a direita e vice-versa. ... Uma dessas alterações é a variação da concentração, o que envolve retirar ou adicionar reagentes ou produtos.
O que é deslocamento de equilíbrio e quando ele ocorre?
O deslocamento de um equilíbrio é o mecanismo da própria reação química de voltar ao equilíbrio após a ocorrência de uma perturbação (por exemplo, mudança na pressão). ... Essa afirmação proposta pelo químico passou a ser conhecida como princípio de Le Chatelier.
O que acontece com um sistema químico em equilíbrio quando o equilíbrio é perturbado?
O químico francês Henri Louis Le Chatelier elaborou o seguinte princípio: quando um sistema em equilíbrio sofre qualquer perturbação externa, o equilíbrio se desloca no sentido oposto ao da perturbação.
Qual o grau de equilíbrio de uma substância?
- Dessa forma, o grau de equilíbrio indica a porcentagem em mols de uma substância até atingir o equilíbrio químico. Note que quanto maior for o grau de equilíbrio, maior a chance da reação atingir o equilíbrio.
Qual a constante de equilíbrio químico?
- No equilíbrio químico, as taxas de reação de um sentido de reação e seu inverso devem ser iguais. Sendo assim, foi estabelecido que a constante de equilíbrio é obtida por: O valor de K varia conforme a temperatura. Veja também: Cinética Química.
Qual a generalização do equilíbrio químico?
- O químico francês Henry Louis Le Chatelier, em 1884, observando as alterações das propriedades físicas e químicas de um equilíbrio químico fez a seguinte generalização: “Quando um fator externo age sobre um sistema em equilíbrio, este se desloca, sempre no sentido de minimizar a ação do fator aplicado.”.
Como ocorre o deslocamento do equilíbrio químico?
- O aumento da concentração dos reagentes e a diminuição da concentração dos produtos provocam o deslocamento do equilíbrio químico para a direita e vice-versa. Uma reação reversível que se encontra em equilíbrio só terá o seu equilíbrio deslocado se houver alguma alteração externa, pois um equilíbrio nunca se desloca por vontade própria.