Como é feita a circulação fetal?
Índice
- Como é feita a circulação fetal?
- O que é circulação fetal e desde quando ela acontece?
- Quando ocorre a circulação pulmonar no feto?
- Por que não há circulação entre o sangue materno é o sangue do feto?
- Como ocorre a transição da circulação fetal para a neonatal?
- Para que ocorra a circulação fetal é necessário a presença das seguintes estruturas?
- Onde ocorre a Hematose fetal?
- O que ocorre com os vasos umbilicais após o nascimento?
- Como ocorre o fechamento do forame oval após o nascimento?
- Quando o feto recebe sangue?
- Quais são as estruturas vasculares da circulação fetal?
- Como ocorre a circulação neonatal de transição?
- Como ocorre a mudança do padrão fetal para o padrão adulto?
- Como ocorre o fechamento da veia umbilical?
Como é feita a circulação fetal?
O sangue da mãe entra no feto através da veia do cordão umbilical. Ele vai para o fígado e se divide em três ramos. O sangue, então, chega à veia cava inferior, veia principal ligada ao coração.
O que é circulação fetal e desde quando ela acontece?
Circulação fetal é o sistema circulatório dos fetos, especialmente dos fetos humanos. A circulação fetal é bastante diferente da circulação após o nascimento, pois, no feto, a troca do gás carbônico pelo oxigênio na hemoglobina ocorre na placenta.
Quando ocorre a circulação pulmonar no feto?
Ao nascimento ocorre a expansão pulmonar do bebê, aumentando a pressão de oxigênio dos pulmões e, consequentemente, a resistência vascular pulmonar. Esse fenômeno se completa durante a primeira semana de vida.
Por que não há circulação entre o sangue materno é o sangue do feto?
O sangue da mãe não pode entrar em contato com o sangue do feto. Por isso a placenta apresenta uma estrutura em que as vilosidades por onde passam o sangue fetal ficam imersas nos seios sangüíneos da mãe. A troca de gases é feita através dos capilares.
Como ocorre a transição da circulação fetal para a neonatal?
A transição da vida fetal para a neonatal é caracterizada por uma série de eventos fisiológicos, como a substituição do conteúdo alveolar líquido por gasoso, o aumento intenso do fluxo sanguíneo pulmonar e alterações nos desvios ou shunts intra e extracardíacos (forame oval, ducto arterioso e venoso).
Para que ocorra a circulação fetal é necessário a presença das seguintes estruturas?
Com isso, existem três estruturas importantes para a circulação do feto: ducto venoso, ducto arterial e forame oval. No feto, a placenta tem a sua resistência vascular baixa, ou seja, é a resistência que precisa ser vencida para poder empurrar o sangue adiante, por meio do sistema circulatório e, assim, gerar um fluxo.
Onde ocorre a Hematose fetal?
A hematose é um fenômeno da respiração pulmonar que ocorre no interior dos alvéolos pulmonares e consiste na troca do sangue venoso (rico em gás carbônico) em sangue arterial (rico em oxigênio).
O que ocorre com os vasos umbilicais após o nascimento?
Circulação neonatal de transição (Figura 2): após o nascimento o ducto arterial, o ducto venoso, o forame oval e os vasos umbilicais não são mais necessários. Dessa forma, ocorre o fechamento do forame oval e o ducto venoso e arterial se contraem.
Como ocorre o fechamento do forame oval após o nascimento?
O fechamento do forame oval ocorre pelo aumento de pressão no átrio esquerdo que pressiona a sua válvula contra o septum secundum. O fechamento do ducto arterial parece ser mediado pela bradicinina, uma substância liberada pelos pulmões durante a sua distensão inicial.
Quando o feto recebe sangue?
Como os pulmões e o sistema digestório só funcionarão plenamente a partir do nascimento, é na placenta que o sangue é oxigenado. O processo ocorre totalmente separado do sistema circulatório materno. É por isso que o tipo sangüíneo do bebê não é necessariamente igual ao mãe.
Quais são as estruturas vasculares da circulação fetal?
- Existem três estruturas vasculares importantes na transição da circulação fetal para a neonatal: ducto venoso, forame oval e ducto arterial. Circulação fetal (Figura 1): o sangue oxigenado chega da placenta através da veia umbilical. Ao se aproximar do fígado o sangue passa diretamente para o ducto venoso, um vaso fetal que comunica ...
Como ocorre a circulação neonatal de transição?
- Circulação neonatal de transição (Figura 2): após o nascimento o ducto arterial, o ducto venoso, o forame oval e os vasos umbilicais não são mais necessários. Dessa forma, ocorre o fechamento do forame oval e o ducto venoso e arterial se contraem.
Como ocorre a mudança do padrão fetal para o padrão adulto?
- Porém, vale ressaltar que a mudança do padrão circulatório fetal para o padrão adulto não ocorre repentinamente. Algumas alterações ocorrem com a primeira respiração e outras após horas e dias. A porção intra-abdominal da veia umbilical se torna o ligamento redondo do fígado. O ducto venoso se transforma no ligamento venoso.
Como ocorre o fechamento da veia umbilical?
- A porção intra-abdominal da veia umbilical se torna o ligamento redondo do fígado. O ducto venoso se transforma no ligamento venoso. O forame oval normalmente se fecha ao nascimento. O fechamento anatômico ocorre no 3º mês e resulta da adesão do septum primum na margem esquerda do septum secundum, ...