O que acontece com a água quando ela atinge 100 graus?
Índice
- O que acontece com a água quando ela atinge 100 graus?
- Como é possível a água ferver abaixo de 100 graus?
- É possível fazer com que a água ferva a uma temperatura menor do que 100 ºC?
- Por que a água evapora naturalmente?
- Qual a temperatura máxima que atinge uma panela de pressão?
- Porque nas montanhas a água ferve abaixo de 100 graus?
- Por que a água ferve a 100 graus?
- Qual a razão entre o volume e a massa da água?
- Quando ocorre a transformação da água no mar?
- Por que o gelo flutuar na água?
- Qual o ponto de ebulição da água?

O que acontece com a água quando ela atinge 100 graus?
A água é uma substância pura que apresenta ponto de ebulição em 100º C, ao nível do mar (1 atm ou 760 mmHg). Deste modo, a sua temperatura não irá ultrapassar os 100º C na forma líquida e permanecerá constante até ser transformada em vapor.
Como é possível a água ferver abaixo de 100 graus?
Pense um pouco: para a água ferver, a pressão de vapor deve se igualar à pressão atmosférica. Quanto menor for a pressão atmosférica, mais rapidamente essa igualdade acontecerá e menor será a temperatura da água para que ocorra.
É possível fazer com que a água ferva a uma temperatura menor do que 100 ºC?
Sim. A única forma de alterar o estado físico da água seria mechendo em um dessas três grandezas, temperatura, pressão ou volume. ... Se você diminuir a pressão exercida sobre o líquido, a passagem de moléculas do meio líquido para o gasoso ficará facilitada, o que faz com que a água ferva a menos de 100º.
Por que a água evapora naturalmente?
As moléculas com mais energia cinética conseguem escapar para o meio externo pelo fato de possuírem maior energia cinética do que outras moléculas. Quando essas moléculas escapam do líquido elas produzem uma vaporização superficial denominada evaporação.
Qual a temperatura máxima que atinge uma panela de pressão?
A pressão atmosférica ao nível do mar é 1 atm e, dentro da panela, ela pode atingir valores entre 1,44 e 2,0 atm, resultando em temperaturas de ebulição de cerca de 120ºC.
Porque nas montanhas a água ferve abaixo de 100 graus?
Quanto maior a altitude, menor será o ponto de ebulição. Por exemplo, o Monte Everest fica na Cordilheira do Himalaia, cuja altitude é de 8848m e sua pressão atmosférica é de 240 mmHg. Nesse local, a água entra em ebulição muito mais rápido do que ao nível do mar, possuindo um ponto de ebulição de aproximadamente 71°C.
Por que a água ferve a 100 graus?
A água ferve a 100ºC, certo? ... Isso porque a temperatura que a água ferve depende muito da pressão atmosférica, ou seja, a pressão exercida pela atmosfera sobre uma superfície. E é no nível do mar que encontramos a maior pressão atmosférica que existe no planeta: 1 atmosfera (atm).
Qual a razão entre o volume e a massa da água?
- Se o volume da água diminui durante esse intervalo e sua massa é mantida constante, consequentemente a densidade da água, que é a razão entre a massa e o volume, será máxima quando a água estiver a 4ºC. Observe o gráfico: Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Quando ocorre a transformação da água no mar?
- Quando acontece no nível do mar - com pressão de 1 atmosfera – a água vaporiza a 100°C. A temperatura chega a tal ponto que a água passa do estado líquido para vapor. "Essa transformação acontece no interior do líquido", explica o professor.
Por que o gelo flutuar na água?
- Esse comportamento irregular da água explica vários fenômenos naturais, entre eles o fato de o gelo flutuar na água, que é o que ocorre nas regiões muito frias, onde a superfície dos lagos fica congelada enquanto no fundo a água permanece líquida.
Qual o ponto de ebulição da água?
- O ponto de ebulição da água em condições de atmosfera padrão é de 100 °C. A água, por exemplo, em pressões muito baixas, ferve a temperaturas bem inferiores a 100 °C.