Quem precisa declarar Imposto de Renda com certificado digital?

Quem precisa declarar Imposto de Renda com certificado digital?
Vale destacar que são obrigados a utilizar o certificado digital no preenchimento da declaração do Imposto de Renda os contribuintes que receberam rendimentos tributáveis sujeitos ao ajuste anual, e cuja soma tenha sido superior a R$ 10 milhões, além daqueles que realizaram pagamentos de rendimentos a pessoas jurídicas ...
Quais as vantagens de se ter um certificado digital?
Garantia de segurança jurídica: a assinatura digital é protegida por criptografia e possui a mesma validade jurídica que documentos físicos, evitando fraudes. Segurança e privacidade na troca de informações: a autenticação do Certificado Digital garante que os documentos só possam ser acessados por pessoas autorizadas.
Como saber o motivo do cancelamento do CPF?
Motivos que te levam a ter o CPF cancelado
- Regular: sem pendências cadastrais;
- Pendente de regularização: quando há alguma entrega pendente da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) obrigatória, nos últimos cinco anos;
- Suspensa: quando falta informações no cadastro ou consta algum dado incorreto;
O que não posso fazer com o CPF bloqueado?
Tanto pela internet ou em uma unidade de atendimento, dependendo da situação cadastral do documento. Com o CPF irregular, a pessoa NÃO pode abrir ou movimentar conta bancária, tirar passaporte, realizar compra e venda de imóveis e adquirir qualquer tipo de financiamento, por exemplo.
Qual o motivo do cancelamento do CPF?
O CPF só é cancelado quando existe múltiplos cadastros com os mesmos dados, ordem judicial ou falecimento do indivíduo. Por outro lado, a suspenção do CPF pode ser feita quando o contribuinte possui um cadastro incompleto ou incorreto.