O que ocorre em uma ligação iônica?

O que ocorre em uma ligação iônica?
A ligação iônica, também chamada de ligação eletrovalente ou heteropolar, é um tipo de ligação química que ocorre quando o átomo de um metal cede definitivamente um ou mais elétrons para o átomo de um ametal, semimetal ou hidrogênio.
Como ocorre uma ligação covalente dê exemplos?
Ligação covalente simples Neste tipo de ligação os átomos do elemento compartilham apenas um elétron. Como exemplo, podemos citar o gás cloro Cl2, no qual os dois átomos de cloro realizam o compartilhamento de um elétron para alcançar assim a estabilidade química.
Quais são as características das ligações iônicas?
- Características das ligações iônicas. Diferentemente das ligações covalentes, em que há o compartilhamento de elétrons, nas ligações iônicas os elétrons são doados ou recebidos pelos átomos. Também chamada de ligação eletrovalente, a ligação iônica é produzida entre íons (cátions e ânions), daí o termo "iônica".
Qual a ligação iônica entre átomos?
- Ligação iônica é o nome dado a uma das três formas como os átomos podem interagir entre si. As outras formas de interação entre átomos são a ligação covalente, que ocorre entre átomos de ametais, hidrogênios, ou ametal e hidrogênio, e a ligação metálica, a qual acontece somente entre átomos de um mesmo metal.
Quais são as características dos compostos químicos formados por ligação iônica?
- Características dos compostos químicos formados por ligação iônica. De uma forma geral, os compostos iônicos, isto é, substâncias formadas mediante ligação iônica, apresentam as seguintes características: São sólidos à temperatura ambiente; Seus átomos organizam-se de uma maneira a produzir um retículo cristalino (um cristal).
Quais as reações de compostos iônicos?
- Reações de compostos iônicos são geralmente rápidas, pois basta a colisão entre as espécies; Quando solúveis, serão dissolvidos preferencialmente em solventes polares (água, ácidos minerais); Os grupos IA, IIA, VIA e VIIA são fortemente iônicos; outros compostos inorgânicos são parcialmente iônico-covalente (SiO~2~);