Como ocorre o processo de enfisema pulmonar?
Índice
- Como ocorre o processo de enfisema pulmonar?
- Quem tem enfisema pulmonar sente falta de ar?
- Qual a fisiopatologia do enfisema pulmonar?
- Qual o tratamento para o enfisema pulmonar?
- Qual a idade ideal para o enfisema pulmonar?
- Por que o enfisema pulmonar desencadeia-se?
- Quais são os exames complementares do enfisema pulmonar?

Como ocorre o processo de enfisema pulmonar?
Descrição: O enfisema pulmonar é uma doença degenerativa, que geralmente se desenvolve depois de muitos anos de agressão aos tecidos do pulmão devido ao cigarro e outras toxinas no ar. Causa: Fumar cigarro é a causa principal.
Quem tem enfisema pulmonar sente falta de ar?
Sinais e sintomas de enfisema pulmonar Tosse, respiração difícil, e produção crônica de muco são sintomas comuns, mas o principal sintoma de enfisema é a falta de ar ou a sensação de não estar inalando ar suficiente.
Qual a fisiopatologia do enfisema pulmonar?
O enfisema pulmonar é uma doença obstrutiva crônica, resultante de importantes alterações de toda a estrutura distal do bronquíolo terminal, seja por dilatação dos espaços aéreos, seja por destruição da parede alveolar, ocasionando a perda da superfície respiratória, diminuição do recolhimento elástico e ...
Qual o tratamento para o enfisema pulmonar?
- O enfisema pulmonar não tem cura, mas tratamento para aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida, que normalmente é feito com o uso de broncodilatadores e corticóides inalatórios de acordo com a recomendação do pneumologista.
Qual a idade ideal para o enfisema pulmonar?
- Idade: Não é uma regra, mas geralmente as pessoas só desenvolvem enfisema pulmonar entre os 40 e 60 anos de idade. Como a doença se desenvolve gradualmente, é importante ter hábitos saudáveis desde jovem para evitar problemas no futuro. Exposição frequente à fumaça ou poeira: Evite ficar em ambientes onde há muita fumaça ou poeira.
Por que o enfisema pulmonar desencadeia-se?
- A maioria dos casos de enfisema pulmonar desencadeiam-se por causa da exposição à fumaça e poluição no ambiente. No entanto, em casos raros, o enfisema pode ser causado também por uma deficiência hereditária de uma proteína chamada de alfa-1-antitripsina (AAT) que atua protegendo as estruturas elásticas dos pulmões.
Quais são os exames complementares do enfisema pulmonar?
- Entre os exames complementares, podemos citar os exames de imagem, sangue e espirometria. Esse último exame é realizado para medir o volume e a velocidade do ar ao entrar e sair dos pulmões. Como foi dito, o enfisema pulmonar é uma doença sem cura, entretanto, existe tratamento para amenizar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do doente.