adplus-dvertising

O que é um discurso indireto exemplos?

Índice

O que é um discurso indireto exemplos?

O que é um discurso indireto exemplos?

O discurso indireto é caracterizado pela intervenção do narrador no discurso, ao utilizar as suas próprias palavras para reproduzir as falas dos personagens. Esse tipo de discurso sempre é feito na 3ª pessoa. Exemplos: O aluno afirmara que precisava estudar muito para a prova.

Como fazer um discurso direto?

O discurso direto:

  1. é introduzido por um verbo de elocução, seguido de dois-pontos e mudança de linha para um novo parágrafo;
  2. é iniciado por um travessão, que indica a mudança da voz do narrador para a voz da personagem;
  3. é feito na 1. ª pessoa do discurso (eu ou nós).

O que é o discurso direto?

O discurso direto caracteriza-se por ser aquele em que o narrador reproduz as palavras de outra pessoa ou personagem. Um discurso direto pode aparecer no meio do texto. Para isso, utiliza recursos de pontuação como uso das aspas, dois pontos ou travessão, para demonstrar que a fala é de outrem.

Quando acontece o discurso indireto?

O discurso indireto é definido como o registro da fala da personagem sob influência por parte do narrador. Nesse tipo de discurso, os tempos verbais são modificados para que haja entendimento quanto à pessoa que fala. ... Neste tipo de discurso narrativo o narrador interfere na fala da personagem.

O que é o discurso indireto?

O discurso indireto é definido como o registro da fala da personagem sob influência por parte do narrador. Nesse tipo de discurso, os tempos verbais são modificados para que haja entendimento quanto à pessoa que fala.

Quais as características do discurso direto?

O discurso direto é a reprodução de maneira direta da fala das personagens ou seja, a reprodução integral , literal e bloquial, introduzida por travessão. Nessa estrutura, as falas são acompanhadas por um verbo declarativo, seguido de dois pontos e travessão.

O que é um discurso direto e indireto?

Resumindo, podemos dizer que o discurso direto permite que os personagens falem em primeira pessoa, enquanto o indireto é caracterizado pela narração em terceira pessoa. No primeiro caso, o tempo verbal é aquele da ação como vista pelo personagem.

Para que servem as falas citadas em discurso direto nas notícias?

O discurso direto reproduz fielmente as falas das personagens. Verbos como dizer, falar, perguntar, entre outros, servem para que as falas das personagens sejam introduzidas e elas ganhem vida, como em uma peça teatral. Travessões, dois pontos, aspas e exclamações são muito comuns durante a reprodução das falas.

Quais são os discursos direto e indireto?

  • Discurso direto e indireto são tipos de discursos para inserir falas e pensamentos de personagens no gênero narrativo. Você sabia que o discurso direto por exemplo, é muito cobrado no Enem?

Por que o discurso direto é antecipado?

  • Perceba que o discurso direto geralmente é antecipado por um verbo de elocução. São verbos que indicam o início de um discurso direto, como: falar, responder, gritar, dizer, retrucar, questionar, afirmar, perguntar, exclamar, e outros.

Qual o significado do discurso direto?

  • Prática, sermão, oração. 3. Conjunto ordenado de frases, ditas em público ou escritas. Discurso direto é o texto, oral ou escrito, da fala de alguém, na íntegra. É quando as palavras de outra pessoa ou personagem são reproduzidas e separadas das falas do narrador.

Qual é o discurso mais natural entre os tipos de discurso?

  • Este é o mais comum e natural entre os tipos de discurso. Consiste na transcrição exata da fala dos personagens, sem participação do narrador. É uma forma de dar vida própria aos personagens, fazendo o leitor ficar mais interessado e mergulhar na história.

Postagens relacionadas: