O que ocorre na transformação isocórica?
Índice
- O que ocorre na transformação isocórica?
- O que é uma transformação isotérmica exemplos?
- O que é uma transformação isotérmica isobárica e isocórica?
- O que é isobárica?
- Quando ocorre uma transformação isocórica Como é sua fórmula?
- O que é transformação isobárica e exemplos?
- Como ocorre a transformação isotérmica de um gás?
- Qual a representação gráfica de uma transformação isotérmica?
- Qual a origem da palavra isotérmica?
- Como ocorre a transformação isobárica do gás?

O que ocorre na transformação isocórica?
A transformação isocórica acontece quando uma massa fixa de determinado gás sofre variação na pressão e na temperatura, mantendo-se o volume constante. ... Isso acontece porque o aumento da temperatura aumenta a energia cinética média das partículas, fazendo com que elas movimentem-se em uma velocidade maior e expandam-se.
O que é uma transformação isotérmica exemplos?
Transformação isotérmica é aquela na qual um sistema fechado varia seu volume e pressão, sem variar a temperatura. Dessa forma, o sistema permite troca de energia, porém, não de matéria. Essa transformação acontece, geralmente, quando o sistema está em um recipiente isotérmico. Por exemplo, um calorímetro.
O que é uma transformação isotérmica isobárica e isocórica?
Transformação isobárica: mudança com pressão constante; Transformação isotérmica: mudança com temperatura constante; Transformação isocórica, isométrica ou isovolumétrica: mudança com volume constante.
O que é isobárica?
Uma transformação isobárica é uma variação do volume e da temperatura de determinado gás, porém com a pressão constante. Daí o significado do termo “isobárica”, que é uma palavra que vem do grego: iso = igual; e baros = pressão; ou seja, a pressão permanece igual, não varia.
Quando ocorre uma transformação isocórica Como é sua fórmula?
Uma transformação isocórica, também denominada transformação isovolumétrica, ou ainda isométrica, ocorre quando se mantém o volume constante e se variam a temperatura e a pressão de um gás com massa fixa. O termo isocórica vem do grego: iso significa igual, e coros é volume; isto é, volume igual ou volume constante.
O que é transformação isobárica e exemplos?
Uma transformação isobárica ocorre quando o gás está com uma pressão constante. Por exemplo, se for feito em um ambiente aberto, a transformação será isobárica, pois a pressão será a pressão atmosférica que não mudará. Nesse caso, a temperatura e o volume é que variam.
Como ocorre a transformação isotérmica de um gás?
- Um gás sofre uma transformação isotérmica quando há a variação da sua pressão e do seu volume, com a temperatura sendo mantida constante. Nesse caso, surgiu a Lei de Boyle, que diz que a pressão e o volume de um gás são inversamente proporcionais. Ouvir: Transformação isotérmica ou Lei de Boyle 0:00
Qual a representação gráfica de uma transformação isotérmica?
- A representação gráfica de uma transformação isotérmica será sempre uma hipérbole, independente dos valores da pressão e do volume e da temperatura em que foi realizado o experimento. Essa hipérbole é chamada de isoterma; de modo que, conforme pode ser visto no gráfico abaixo, diferentes temperaturas originam diferentes isotermas.
Qual a origem da palavra isotérmica?
- A palavra isotérmica vem do grego, em que iso significa “igual”, e thermo significa “calor”, ou seja, “calor igual”, o que dá a entender que a temperatura não muda. O primeiro cientista que estudou esse tipo de transformação gasosa foi o físico e naturalista inglês Robert Boyle (1627-1691), no ano de 1662.
Como ocorre a transformação isobárica do gás?
- Agora, caso o gás mantenha o mesmo volume mesmo ao ser resfriado, dizemos que o calor que ele perdeu foi igual à perda de energia interna. A transformação é dita isobárica quando sua pressão permanece constante. Numa expansão isobárica, o volume e a temperatura aumentam. Portanto, aumenta a temperatura e consequentemente a energia interna: ΔU > 0.