Quais os problemas que uma gravidez pode trazer aos jovens brasileiros?
Índice
- Quais os problemas que uma gravidez pode trazer aos jovens brasileiros?
- Quais são as consequências de uma gravidez precoce?
- Por que alguns adolescentes engravidam nessa fase é falta de informação essa gravidez e desejada planejada?
- Quais são as principais implicações negativas na vida de adolescentes que engravidam nessa fase de suas vidas?
- Quais são os problemas causados por uma gestação não planejada e precoce?
- Quais são os riscos de ter um filho aos 15 anos?
- Por que a gravidez na adolescência é um problema?

Quais os problemas que uma gravidez pode trazer aos jovens brasileiros?
Entre os fatores biológicos que merecem destaque, podemos citar os riscos de prematuridade do bebê e baixo peso, morte pré-natal, anemia, aborto natural, pré-eclâmpsia e eclâmpsia, risco de ruptura do colo do útero e depressão pós-parto.
Quais são as consequências de uma gravidez precoce?
A gravidez numa fase precoce da vida, como a adolescência, pode resultar em diversas consequências tanto para a gestante quanto para o bebê, como depressão durante e após a gravidez, parto prematuro e aumento da pressão arterial.
Por que alguns adolescentes engravidam nessa fase é falta de informação essa gravidez e desejada planejada?
O excesso de informações e liberdade recebida por esses jovens os levam à banalização de assuntos como o sexo, por exemplo. Essa liberação sexual, acompanhada de certa falta de limite e responsabilidade é um dos motivos que favorecem a incidência de gravidez na adolescência.
Quais são as principais implicações negativas na vida de adolescentes que engravidam nessa fase de suas vidas?
A gravidez na adolescência pode trazer alguns problemas para a mãe e o filho, pode acontecer a hipertensão, anemia, desigualdade no tamanho do feto e da bacia da mãe, o parto pode ser prematuro e cesáreo.
Quais são os problemas causados por uma gestação não planejada e precoce?
A ausência de planejamento faz com que boa parte dessas mulheres não se cuide da melhor forma durante a gravidez, aumentando os riscos para elas (depressão pós-parto, aborto ilegal, violência doméstica…) e para os bebês (parto prematuro, baixo peso ao nascer, menor tempo de amamentação.
Quais são os riscos de ter um filho aos 15 anos?
Em geral, os riscos de uma gravidez na adolescência são o abortamento espontâneo, o parto prematuro e o desenvolvimento de hipertensão arterial. O grupo mais propenso a esse risco está na faixa etária de 11 a 15 anos”, explica.
Por que a gravidez na adolescência é um problema?
Segundo a coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Vanessa Vieira, a gravidez na adolescência é um problema de saúde pública. “Os riscos à saúde da mãe e bebê são muitos, como prematuridade, anemia, aborto espontâneo, eclâmpsia, depressão pós-parto, entre outros”, completa.