O que pode causar a hipoventilação?
Índice
- O que pode causar a hipoventilação?
- O que é hipoventilação e hiperventilação?
- Quais são as consequências da hipoventilação pulmonar?
- O que causa hiperventilação pulmonar?
- O que é ventilação e hiperventilação?
- Qual a diferença entre a hipoventilação e a hiperventilação?
- Quais são as síndromes de hipoventilação?
- Como ocorre a hipoventilação alveolar?
- Quais são os efeitos da hiperventilação?

O que pode causar a hipoventilação?
Basicamente, esse quadro ocorre quando não há ventilação pulmonar adequada, o que impede a troca de gases. Como consequência, há um aumento no volume de dióxido de carbono no organismo. As causas são diversas, como algum tipo de fraqueza muscular no sistema respiratório, doenças cerebrais ou mesmo uso de drogas.
O que é hipoventilação e hiperventilação?
Hiperventilação é o aumento da quantidade de ar que ventila os pulmões, devido a causas muito variadas, como p. ex. exercício físico, febre, hipóxia etc., podendo traduzir-se em hipocapnia e alcalose. Hipoventilação ocorre quando a ventilação é inadequada para realizar a troca de gases nos pulmões.
Quais são as consequências da hipoventilação pulmonar?
Entenda nesse post a diferença entre as duas condições e suas consequências. A hipoventilação é a ventilação reduzida dos alvéolos pulmonares. Com isso, a eliminação de gás carbônico pelo corpo também reduz e, consequentemente, sua concentração aumenta no sangue, diminuindo o pH sanguíneo.
O que causa hiperventilação pulmonar?
Em outros termos, é um acréscimo anormal da quantidade de ar que ventila os pulmões, seja pelo aumento da frequência ou da intensidade da respiração. A causa mais comum da hiperventilação é a ansiedade, mas exercícios físicos, febres e doenças respiratórias também costumam levar a esse estado.
O que é ventilação e hiperventilação?
A hiperventilação, por sua vez, é a ventilação aumentada dos alvéolos pulmonares, levando à perda excessiva de gás carbônico. Nesse caso, a concentração do gás carbônico no sangue diminui e o pH sanguíneo aumenta. Um pH superior a 7,45 caracteriza um quadro de alcalose.
Qual a diferença entre a hipoventilação e a hiperventilação?
- Entenda nesse post a diferença entre as duas condições e suas consequências. A hipoventilação é a ventilação reduzida dos alvéolos pulmonares. Com isso, a eliminação de gás carbônico pelo corpo também reduz e, consequentemente, sua concentração aumenta no sangue, diminuindo o pH sanguíneo.
Quais são as síndromes de hipoventilação?
- Eles são chamados de síndromes de hipoventilação. Associada à hipercapnia está o desenvolvimento da hipoxemia, que intensifica as manifestações clínicas e aumenta a morbidade. Além disso, a hipoventilação fica mais profunda durante o sono, podendo piorar a hipercapnia e a hipoxemia preexistentes.
Como ocorre a hipoventilação alveolar?
- Há uma produção acelerada de dióxido de carbono, com aumento de PaCO 2 devido à insuficiência ventilatória imediata. A hipoventilação alveolar resulta em uma hipercapnia, que é o PaCO 2 aumentado, que por sua vez reduz a proporção de HCO 3− /PaCO 2 e diminui o pH.
Quais são os efeitos da hiperventilação?
- São estes dois efeitos ¾ uma redução de CO2 no sangue e um aumento da alcalinidade do sangue – que são os responsáveis pela maioria das mudanças físicas que ocorrem durante a hiperventilação. Uma das mudanças mais importantes que ocorre durante a hiperventilação é a constrição ou o estreitamento de certos vasos sangüíneos do corpo.