Qual o efeito do crescimento secundário no corpo primário da raiz?
Índice
- Qual o efeito do crescimento secundário no corpo primário da raiz?
- Como ocorre o crescimento secundário do caule em Dicotiledônea e em Monocotiledônea?
- Qual é o crescimento secundário?
- Quais são os tecidos envolvidos no crescimento secundário da raiz?
- Qual a diferença entre o crescimento primário e o secundário?
- Qual é o crescimento secundário de uma árvore?

Qual o efeito do crescimento secundário no corpo primário da raiz?
O crescimento em espessura da raiz pode ser chamado de crescimento secundário, para distingui-lo do crescimento em extensão. Em linhas gerais, durante o crescimento secundário desenvolvem-se cilindros de células meristemáticas que permitem o surgimento de novos tecidos radiculares.
Como ocorre o crescimento secundário do caule em Dicotiledônea e em Monocotiledônea?
Estrutura e crescimento secundário O crescimento secundário se dá através do surgimento de novos tecidos vasculares e não vasculares. Estes tecidos secundários são formados a partir da proliferação e diferenciação de células meristemáticas do câmbio vascular e do câmbio da casca, respectivamente.
Qual é o crescimento secundário?
- O crescimento secundário (crescimento em espessura) (Figura 4) resulta da atividade de dois meristemas laterais: o câmbio vascular e o câmbio da casca, originados a partir dos meristemas primários, procâmbio e meristema fundamental de forma respectiva.
Quais são os tecidos envolvidos no crescimento secundário da raiz?
- Os dois tecidos meristemáticos envolvidos no crescimento secundário da raiz são o câmbio vascular, que permite o crescimento do cilindro central, e o câmbio suberógeno ou felogênio, que permite o crescimento da periderme (casca).
Qual a diferença entre o crescimento primário e o secundário?
- O crescimento primário aumenta o comprimento da planta enquanto o crescimento secundário aumenta o diâmetro da planta. A principal diferença entre o crescimento primário e o secundário é o tipo de tecido envolvido em cada crescimento e o tipo de crescimento.
Qual é o crescimento secundário de uma árvore?
- O crescimento secundário em casos especiais permite a formação de uma capa lenhificada que ao fim de um longo período de tempo pode ser retirada, algo que acontece com o sobreiro e a cortiça que se retira desta árvore. A cortiça nada mais é que a casca de uma árvore, o sobreiro, cuja parede celularfoi impregnada com suberina. Raiz