adplus-dvertising

O que acontece na mastigação?

Índice

O que acontece na mastigação?

O que acontece na mastigação?

A mastigação envolve a trituração do alimento em pequenos pedaços, o que é realizado pelos dentes. Ela mistura o alimento com a saliva, o que lhe dá uma consistência pastosa. A saliva contém a enzima ptialina, que digere os amiláceos cozidos, convertendo-os em açúcares.

O que é mastigação mecânica?

Mastigação e Deglutição Na digestão, em seu processo mecânico, os alimentos são mastigados e reduzidos a pedaços bem pequenos, com o auxilio dos dentes e da língua. O contato dos alimentos com a saliva facilita sua passagem pelo tubo digestivo. Após a mastigação e a salivação forma-se o bolo alimentar que é deglutido.

Por que estimular a mastigação?

  • Neste contexto, estimular a mastigação é uma razão bastante interessante, principalmente para pessoas que precisam controlar a ingestão de alimentos, pela necessidade de controlar o peso. Além disso, com uma mastigação mais compassada, você consegue apreciar melhor o sabor dos alimentos.

Quais são os fenômenos da mastigação?

  • Completa-se ainda que a mastigação é um “conjunto de fenômenos estomatognáticos que visa à degradação mecânica dos alimentos, isto é, a trituração e moagem dos alimentos, degradando-os em partículas pequenas que, logo após, ligam-se entre si pela ação misturadora da saliva, obtendo-se o bolo alimentar, apto para ser deglutido.”

Como resolver os problemas na mastigação?

  • Como resolver os problemas na mastigação? Isso depende das causas. Quando uma pessoa mastiga só de um lado por causa de perda dentária ou sensibilidade, por exemplo, a solução consiste em repor os dentes faltosos com implante dentário ou prótese. No caso da sensibilidade, o dentista vai tratar as causas do problema.

Quais são os músculos principais da mastigação?

  • Os músculos principais da mastigação são inervados pelo 3º ramo do nervo trigêmio, chamado de ramo mandibular. O estudo dos movimentos mastigatórios mostram que eles são cíclicos, coordenados e que mostram grande variabilidade que depende, entre outras coisas, de condições intraorais.

Postagens relacionadas: