O que é descontaminação em odontologia?
Índice
- O que é descontaminação em odontologia?
- Quais os riscos químicos que o amálgama de prata pode causar nos operadores?
- Quais são as ações preventivas para a manutenção da saúde dos profissionais de saúde em uma clínica odontológica?
- O que a Vigilância Sanitária exige para consultório odontológico?
- Quais são os materiais que devem ser esterilizados na odontologia?
- O que ocorre com os componentes do amálgama quando ele é aquecido?
- Como é feito o descarte do amálgama?
- Deve ser feito o mais precocemente possível assim como o tratamento deve ser instituído de imediato de modo a deter a progressão da enfermidade por isso os serviços de saúde devem buscar o adequado desempenho das ações fundamentais de recuperação da saúde?
- Quais são os riscos que o TSB está sujeito ao atender um paciente na cadeira odontológica?
- Quais os riscos do consultório odontológico?
- Como os materiais odontológicos atendem a alguma especialidade?
- Quais são os materiais odontológicos mais utilizados?
- Quais os tipos de cimentos odontológicos?

O que é descontaminação em odontologia?
DESCONTAMINAÇÃO: é o processo de eliminação total ou parcial da carga microbiana de artigos ou superfícies, tornando-os aptos para o manuseio seguro. Este processo pode ser aplicado através de limpeza, desinfecção e esterilização.
Quais os riscos químicos que o amálgama de prata pode causar nos operadores?
Alguns estudos relatam que a restauração de amálgama pode liberar de 2 a 20 mg de mercúrio diariamente52 e que a liberação de mercúrio das restaurações de amálgama pode provocar intoxicações e acúmulo do metal em fetos de mães que possuem tais restaurações31.
Quais são as ações preventivas para a manutenção da saúde dos profissionais de saúde em uma clínica odontológica?
a) Utilizar protetores auriculares. b) Usar óculos de proteção para os procedimentos odontológicos, manuseio de equipamentos que possuem luz alógena e laser. c) Utilizar equipamentos de proteção radiológica, inclusive para os pacientes. d) Manter o ambiente de trabalho com iluminação eficiente.
O que a Vigilância Sanitária exige para consultório odontológico?
As clínicas odontológicas deverão ser registradas junto à vigilância sanitária como clínica, mesmo que os consultórios tenham registros individuais. SÃO OBRIGATÓRIOS PARA TODO CONSULTÓRIO: Registro profissional (CRO) do CD, com pagamento da taxa anual; Cadastro na VISA – Vigilância Sanitária Estadual – Taxa anual.
Quais são os materiais que devem ser esterilizados na odontologia?
Qual o processo de esterilização?
- escovas de cerdas macias e cabo longo;
- escova de aço para brocas;
- escova para limpeza de lúmen;
- pia com cuba profunda;
- torneira com jato direcionável;
- detergente;
- água corrente;
- um pouquinho de força física.
O que ocorre com os componentes do amálgama quando ele é aquecido?
Amálgama de ouro Para se obter o ouro puro o amálgama é aquecido e o mercúrio é evaporado. Este processo produz grandes quantidades de vapor de mercúrio, que é altamente tóxico.
Como é feito o descarte do amálgama?
Como descartar? Reunir os resíduos visíveis de amálgama. Armazenar em frascos inquebráveis, de boca larga, hermeticamente fechados, identificados com símbolo de risco associado, sob selo d'água (ANVISA). Os resíduos não devem ser despejados no lixo comum ou na tubulação de água/esgoto.
Deve ser feito o mais precocemente possível assim como o tratamento deve ser instituído de imediato de modo a deter a progressão da enfermidade por isso os serviços de saúde devem buscar o adequado desempenho das ações fundamentais de recuperação da saúde?
Ações de Recuperação – esse grupo de ações envolve o diagnóstico e o tratamento de doenças. O diagnóstico deve ser feito o mais precocemente possível, assim como o tratamento deve ser instituído de imediato, de modo a deter a progressão da doença e impedir o surgimento de eventuais incapacidades e danos decorrentes.
Quais são os riscos que o TSB está sujeito ao atender um paciente na cadeira odontológica?
Todas as pessoas envolvidas em um atendimento odontológico estão sujeitas à contaminação por vírus, bactérias e fungos que podem causar diversas enfermidades, dentre as quais se destacam a hepatite, tuberculose, herpes e a AIDS (Discacciati et ai., 1998).
Quais os riscos do consultório odontológico?
- Os riscos são baixos até porque o consultório odontológico é um local com segurança controlada. A limpeza do consultório, dos equipamentos e dos instrumentais utilizados pelo dentista passa por processos rigorosos para prevenção de doenças e de agentes infecciosos. A prevenção passa também pelo uso de luvas, máscaras, aventais ou jalecos e óculos.
Como os materiais odontológicos atendem a alguma especialidade?
- Alguns materiais odontológicos e suas funções atendem especialmente a alguma especialidade, como Implantodontia, Endodontia, Ortodontia ou Estética. Entretanto, há alguns produtos considerados de uso universal por qualquer consultório de dentista.
Quais são os materiais odontológicos mais utilizados?
- Como o foco dessa especialidade é a reconstrução dos dentes afetados por traumas e cáries, os materiais odontológicos mais utilizados são para restaurações, coroas, tratamento de cáries, colocação de porcelanas e lentes de contato.
Quais os tipos de cimentos odontológicos?
- Eles unem a estrutura do dente ao material restaurador, e podem ser de três tipos: fotopolimerizáveis, autopolimerizáveis e duais. Os cimentos odontológicos têm o papel de preservar a restauração. Existem quatro principais tipos: Resinoso (para coroas e fixação de brackets).