adplus-dvertising

Qual a importância da porosidade e permeabilidade?

Índice

Qual a importância da porosidade e permeabilidade?

Qual a importância da porosidade e permeabilidade?

A porosidade e a permeabilidade são propriedades do máximo interesse, sob o ponto de vista prático, principalmente quando se pretende explorar um fluido que preenche os espaços intersticiais de uma rocha. Denomina-se por porosidade a relação entre o volume de espaços ocos de uma rocha e o volume total da mesma.

Qual é a rocha mais porosa?

rochas sedimentares As rochas sedimentares são as que, em geral, possuem maior porosidade.

Porquê as rochas sedimentares normalmente são mais permeáveis?

Os aquíferos em formações arenosas são os que reúnem melhores condições de armazenamento de água dado que as areias são rochas porosas e boa permeabilidade, pois a granulometria é geralmente homogénea, os poros comunicam entre si tornando a rocha porosa e permeável.

Quanto maior a porosidade maior a permeabilidade?

A porosidade consiste em microporos e macroporos. Após a drenagem, a água fica armazenada nos microporos e o ar permanece nos macroporos . Quanto maior a porcentagem de macroporos no solo maior é sua permeabilidade (figura 2).

Qual a importância da porosidade na rocha sedimentar?

Figura 3: Corte transversal de um meio poroso (Medeiros 2015). A porosidade de uma rocha se dá devido a sua capacidade de conter e armazenar fluidos nos espaços vazios, os quais podem ser interconectados ou não.

O que é uma rocha porosa?

Rochas que apresentam espaços volumétricos de pequeno tamanho que, em geral, são ocupados por fluidos (gás, água, petróleo).

Qual a diferença entre porosidade total e porosidade efetiva?

 Para rochas reservatório é necessário definir dois tipos de porosidade: 1) A total: que é a razão entre o volume de todo o espaço vazio da rocha pelo volume total da rocha; 2) A efetiva: que é a razão entre o espaço vazio interconectado da rocha pelo volume total da rocha.

Qual a diferença entre a migração primária e secundária?

O processo de emigração do fluido da rocha geradora é chamado de migração primária. O processo de escoamento até a região de acumulação (reservatório) é conhecido como migração secundária.

Qual é a relação que existe entre porosidade e permeabilidade do solo explique?

Quanto maior a porosidade, mais permeável (de fácil circulação de água e ar)o solo é. Solos com poros grandes (como arenosos) são mais permeáveis, enquanto solos com poros pequenos (como argilosos) são menos permeáveis.

Qual a porosidade de uma rocha?

  • A porosidade de uma rocha é a proporção da rocha formada pelos espaços entre os grãos (conhecidos como poros), vazios e rachaduras. Alguns calcários, por exemplo, giz, são muito porosos, mas outros, como os maciços carboníferos, não são porosos – embora sejam permeáveis. Reduzido.

Qual é o ciclo das rochas?

  • Essas mudanças formam, portanto, um ciclo em que uma rocha, ao longo de muito tempo, pode se transformar em outra. É o ciclo das rochas. A camada de rochas na superfície da Terra está, há milhões de anos, exposta a mudanças de temperatura e à ação da chuva, do vento, da água dos rios e das ondas do mar.

Quais são as estruturas em rochas?

  • Estruturas em rochas: Dobras, falhas e outros registros Geologia Estrutural: Estuda os processos de deformacionais da litosfera e as estruturas decorrentes dessas deformações. Investiga, de maneira detalhada, as formas geométricas que se desenvolvem em decorrência do dinamismo de nosso planeta.

Quais são os restos das rochas?

  • A maioria deles é composta de areia e argila, vindas da fragmentação das rochas, e de restos de plantas e animais mortos (folhas, galhos, raízes, etc.).

Postagens relacionadas: