adplus-dvertising

Quem tem falta de vitamina D têm imunidade baixa?

Índice

Quem tem falta de vitamina D têm imunidade baixa?

Quem tem falta de vitamina D têm imunidade baixa?

Consequências da falta de vitamina D Quando em quantidades normais, a vitamina pode ajudar a combater invasores sem que eles provoquem danos ao organismo. Por esse motivo, a carência dessa substância pode deixar nosso corpo suscetível às doenças infecciosas.

O que tomar para vitamina D baixa?

A luz solar é uma ótima opção natural para aumentar os níveis de vitamina D no organismo, já que é fundamental para a sua absorção. O indicado é tomar sol antes das 10h da manhã, por cerca de 20 minutos diários (sem o uso de filtro solar), salvo casos específicos em que deva-se evitar esse processo.

O que a vitamina D tem a ver com imunidade?

De acordo com estudos, a vitamina D é capaz de articular o sistema imune inato. Ou seja, nossa primeira defesa que é responsável por uma resposta assim que nosso organismo é invadido por microorganismos nocivos.

Quais são as consequências da falta de vitamina D?

  • Os sintomas incluem fraqueza muscular e dor nos ossos e podem ser bastante sutis. Porém, as consequências a longo prazo podem ser bastante graves, mesmo na ausência de sintomas. A falta de vitamina D pode levar à falta de cálcio, que por sua vez prejudica a formação dos ossos causando raquitismo em crianças e osteomalácia em adultos.

Qual a deficiência de vitamina D nas populações?

  • Estudos em vários países demonstram uma grande deficiência de vitamina D nas populações. No Brasil, por exemplo, apesar de ser um país tropical, com alta incidência de luz solar, as estatísticas indicam que cerca de 60% dos adolescentes, até 58% dos adultos e até 83% dos idosos apresentam carência de vitamina D.

Quais situações favorecem a carência de vitamina D?

  • As situações que favorecem a carência de vitamina D são a falta de exposição solar de forma saudável e adequada, maior pigmentação da pele, idade superior a 50 anos, pouca ingestão de alimentos ricos em vitamina D e morar em locais frios, onde a pele raramente é exposta ao sol.

Como é recomendado o tratamento com vitamina D?

  • De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, não é indicada a suplementação generalizada de vitamina D. Ainda de acordo com a sociedade, os benefícios do tratamento com essa vitamina são mais evidentes nas populações com risco para desenvolver a sua deficiência, como idosos e pessoas com síndromes de má absorção intestinal.

Postagens relacionadas: