Como o cérebro processa as emoções?
Índice
- Como o cérebro processa as emoções?
- Qual o papel da amígdala nas emoções?
- O que controla as emoções no cérebro?
- O que é o cérebro emocional?
- Qual a causa principal da lesão cerebral?
- Quais são as causas das lesões cerebrais?
- Como se caracteriza a lesão medular?
- Como ocorre uma lesão cerebral traumática?

Como o cérebro processa as emoções?
O sistema límbico Na parte frontal do nosso cérebro, existe uma área, mais ou menos do tamanho de uma noz, que é responsável pelas nossas emoções, memória e aprendizagem. É a essa parte que damos o nome de sistema límbico. As nossas emoções estão diretamente ligadas à memória.
Qual o papel da amígdala nas emoções?
Amígdalas As amígdalas são duas estruturas esféricas da neuroanatomia do sistema límbico. É uma das áreas mais importantes, responsável por respostas emocionais relativas ao comportamento social de humanos e outros mamíferos. É umas das principais áreas do controle da agressividade.
O que controla as emoções no cérebro?
O sistema límbico, também conhecido como cérebro emocional, é um conjunto de estruturas localizado no cérebro de mamíferos, abaixo do córtex e responsável por todas as respostas emocionais.
O que é o cérebro emocional?
Trata-se da parte responsável por processar as informações adquiridas, selecionar as que têm aplicação prática e estruturar esses dados de maneira racional — de modo que o indivíduo possa utilizá-los de maneira lógica e prática. O lado direito do cérebro, por sua vez, é mais intuitivo, criativo, emocional e criativo.
Qual a causa principal da lesão cerebral?
- Esse tipo de lesão cerebral causa alterações emocionais, cognitivas e de comportamento. Hoje, a TBI é a causa principal de deficiência e défice cognitivo, especialmente em crianças e adultos jovens. É interesante mencionar que é mais frequente encontrar homens com lesões cerebrais que mulheres.
Quais são as causas das lesões cerebrais?
- As causas e sintomas são variados e dependem do tipo de lesão, mas as principais são devidas a quedas, acidentes de trânsito, casos de violência e acidentes ocorridos na prática de esportes. Os diferentes tipos de lesões cerebrais podem provocar um impacto importante em nossa cognição e habilidades cognitivas.
Como se caracteriza a lesão medular?
- Lesão Medular se caracteriza pela interrupção parcial ou total do sinal neurológico através da medula resultando em paralisia e ausência de sensibilidade do nível da lesão para baixo, assim como outras alterações nos sistemas: urinário, intestinal e autônomo.
Como ocorre uma lesão cerebral traumática?
- Uma lesão cerebral é diferente de uma lesão cerebral traumática, pois esta última ocorre quando uma força externa provoca a lesão de forma traumática.