Quais as consequências do chorume?

Quais as consequências do chorume?
Os metais pesados presentes no chorume têm uma forte tendência de acúmulo nas cadeias alimentares. Se utilizadas na irrigação e consumo de carne de animais afetados (peixes, por exemplo), as águas contaminadas por chorume podem causar doenças em comunidades inteiras.
O que é chorume contamina?
Chamado de chorume, essa substância corrosiva de cheiro forte e desagradável, é o resultado do processo de putrefação, ou melhor, de apodrecimento de matérias orgânicas, ou seja, restos de comida. Sem tratamento, com seu pH ácido, ela pode contaminar lençóis freáticos, rios e córregos.
Como é utilizado o aterros sanitários?
- Considerado ultrapassado para alguns e uma solução para outros, o aterros sanitário têm sido a maneira mais utilizada para a destinação de resíduos sólidos urbanos em boa parte dos países.
Quais são os gases de aterro sanitário?
- Os gases de aterro sanitário podem ser canalizados e queimados no próprio estabelecimento, gerando energia em motores à combustão. Esta prática torna muitos aterros não só autossuficientes energeticamente, mas também fornecedores de energia elétrica para a rede.
Qual a legislação específica para acabar com os lixões?
- Isso levou o governo a instituir em 2010 uma lei específica para acabar com os lixões, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que estabelecia um prazo para que os municípios brasileiros erradicassem os lixões até o ano de 2014.
Qual o prazo para o fim dos lixões?
- Como 60% dos municípios não se adequaram, o prazo para o fim dos lixões foi prorrogado para entre 20 — para capitais e municípios de regiões metropolitanas o prazo é menor, enquanto para os de fronteira e aqueles com menor número de habitantes, um pouco maior.