O que poderá ocorrer a uma supernova após o colapso explique como se dá esse processo?
Índice
- O que poderá ocorrer a uma supernova após o colapso explique como se dá esse processo?
- O que é explosão de supernovas?
- Quando uma grande estrela se tornar uma supernova?
- Qual é a temperatura de uma supernova?
- Qual a origem da supernova?
- Quais são os remanescentes de supernovas?
- Quais as intensidades máximas das supernovas?
- Quais são as principais fontes de supernovas?

O que poderá ocorrer a uma supernova após o colapso explique como se dá esse processo?
A explosão de supernova ocorre porque, após a formação do núcleo de ferro, o núcleo colapsa violentamente em alguns segundos, sob o peso de sua própria atração gravitacional, sem ter outro combustível para liberar energia nuclear.
O que é explosão de supernovas?
Quando uma estrela massiva chega ao fim de sua vida, ela pode causar uma explosão tão luminosa e tão potente que é capaz tanto de ofuscar galáxias inteiras, quanto liberar mais energia do que o Sol será capaz de emitir durante toda sua vida.
Quando uma grande estrela se tornar uma supernova?
Normalmente, as supernovas ocorrem de duas formas. No primeiro tipo de supernova, a de colapso do núcleo, uma estrela gigantesca (com mais de 10 vezes a massa do Sol) consome toda a sua energia, e seu núcleo entra em colapso, resultando em um buraco negro ou um remanescente denso, chamado estrela de nêutrons.
Qual é a temperatura de uma supernova?
A temperatura em uma supernova pode alcançar 1.000.000.000 graus Celsius. Esta alta temperatura pode levar à produção de novos elementos, os quais podem aparecer na nova nebulosa que resulta da explosão em supernova.
Qual a origem da supernova?
- Fonte: NASA Solar System Exploration A supernova é um objeto celeste que contém muita luminosidade e tem duração de alguns meses. Pois sua origem vem após a explosão de uma estrela de grande massa que já consumiu toda sua energia. Ou seja, quando acontece a morte de uma estrela.
Quais são os remanescentes de supernovas?
- Remanescentes de supernovas podem ser uma importante fonte de raios cósmicos. As supernovas podem produzir ondas gravitacionais, embora, até agora, as ondas gravitacionais tenham sido detectadas apenas a partir da fusão de buracos negros e estrelas de nêutrons.
Quais as intensidades máximas das supernovas?
- Durante a década de 1960, os astrônomos descobriram que as intensidades máximas das supernovas podiam ser usadas como velas padrão, portanto indicadores de distâncias astronômicas. Algumas das supernovas mais distantes observadas em 2003 pareceram mais fracas do que o esperado.
Quais são as principais fontes de supernovas?
- As supernovas, são as principais fontes de elementos mais pesados que o oxigênio. Esses elementos são produzidos por fusão entre núcleos ( fusão nuclear ). Há vários meios pelo quais uma supernova desse tipo pode se formar, mas eles compartilham um mecanismo interno comum.