O que acontece com a bússola perto de correntes elétricas?
Índice
- O que acontece com a bússola perto de correntes elétricas?
- O que acontece quando o medidor se aproxima do IMA?
- Por que a bússola volta à sua posição inicial quando a corrente elétrica e desligada?
- O que representam as pequenas agulhas ao redor do imã?
- Como se explica que a agulha da bússola no experimento de Oersted se oriente na direção perpendicular à do fio que conduz a corrente elétrica?
- Quais são as correntes elétricas?
- Qual o sentido real da corrente elétrica?
- Qual é a grandeza da corrente elétrica?
- Como calcular a corrente elétrica?

O que acontece com a bússola perto de correntes elétricas?
A corrente elétrica age sobre a bússola da mesma forma que o imã, ou seja, a corrente elétrica produz efeito magnético. A agulha de uma bússola movimenta-se quando colocada próxima a um fio com corrente elétrica, devido a outro campo magnético ao redor do fio.
O que acontece quando o medidor se aproxima do IMA?
Se o ímã era puxado de dentro da bobina, o galvanômetro acusava corrente no sentido contrário. Faraday observou também que se o ímã estivesse parado em relação à bobina, o galvanômetro não acusava nenhuma corrente elétrica. Este fenômeno ocorre para qualquer circuito elétrico fechado.
Por que a bússola volta à sua posição inicial quando a corrente elétrica e desligada?
O experimento de Hans C. Oersted provou que cargas elétricas em movimento podem gerar campo magnético. Oersted reparou que a agulha da bússola apontava normalmente para o norte geográfico quando o circuito estava desligado, porém, era defletida quando a corrente elétrica fluía pelo fio. ...
O que representam as pequenas agulhas ao redor do imã?
As pequenas agulhas ao redor do imã da bússola representam a direcção média entre dois pontos cardinais, assim ela indica por exemplo o nordeste e o sudeste. Quando o ímã é movimentado ao redor da agulha ela começa a se movimentar pois ela muda a orientação perto de uma corrente elétrica.
Como se explica que a agulha da bússola no experimento de Oersted se oriente na direção perpendicular à do fio que conduz a corrente elétrica?
A agulha metálica da bússola sai da posição paralela ao fio para uma posição perpendicular, quando há corrente atravessando o fio. Desta maneira Oersted provou que um fio condutor percorrido por corrente elétrica gera ao seu redor um campo magnético, cujo o sentido depende do sentido da corrente.
Quais são as correntes elétricas?
- Correntes elétricas geram campos magnéticos, fenômeno que pode ser observado colocando-se bússolas próximas a um circuito elétrico. Elas possuem uma agulha de orientação, que está alinhada com o campo magnético da Terra. Mas, o que acontece quando o circuito é ligado, fazendo surgir uma corrente?
Qual o sentido real da corrente elétrica?
- Sentido convencional e sentido real da corrente elétrica. O sentido real da corrente elétrica é aquele no qual os elétrons deslocam-se em direção ao potencial elétrico mais elevado (positivo), uma vez que a sua carga elétrica é negativa.
Qual é a grandeza da corrente elétrica?
- A corrente elétrica é a grandeza física que nos permite conhecer qual é a quantidade de carga que atravessa a secção transversal de um condutor a cada segundo. De acordo com o sistema internacional de unidades, a carga elétrica é medida em A.s (amperes vezes segundos), tal unidade, por sua vez, é chamada de coulomb (C).
Como calcular a corrente elétrica?
- Fórmula de corrente elétrica A corrente elétrica pode ser calculada pela razão entre o módulo da carga elétrica que atravessa um condutor pelo intervalo de tempo. A fórmula mais simples que é utilizada para calcular a corrente elétrica está mostrada a seguir, confira: i – corrente elétrica (A)