Quais são as fases do ciclo de vida de uma borboleta?
Quais são as fases do ciclo de vida de uma borboleta?
A borboleta é um dos bichos que sofrem a metamorfose mais completa. A transformação ocorre em quatro fases: a do ovo, da larva, da pupa e o estágio adulto. O ciclo começa com os ovos, postos pela borboleta geralmente em folhas de planta. Esse período dura de alguns dias até um mês.
Como é a transformação da lagarta em borboleta?
Para a lagarta se transformar em borboleta, ela passa por uma mudança anatômica (transformação em sua forma e na estrutura do seu corpo), chamada metamorfose. O processo começa quando o inseto vira pupa, período em que ele não se move e fica dentro de uma espécie de proteção.
Qual o tipo de lagarta que você tem?
- “A grande maioria dos casos é muito leve, com outros tipos de lagarta. Quando o incidente é com as lonomias nós classificamos em leves, moderados e graves, podendo ter ou não ser feita a soroterapia. Isso vai depender da avaliação”, afirma Tânia.
Por que as lagartas são ativas?
- Algumas lagartas são ativas durante o inverno, como a processionária do pinheiro, enquanto que outras podem atacar no outono, como a lagarta da couve. Esta lagarta vive em grupos de uma dezena de individuos, mais ou menos repartida pela planta: se encontrar uma vai ver que encontrará outras ali por perto!
Como garantir que as lagartas não sejam um problema na lavoura?
- Para garantir que as lagartas não seja um problema em sua lavoura é importante agregar outras estratégias de Manejo Integrado de Pragas. Podemos citar como exemplo o uso do controle comportamental através de feromônios sexuais que auxiliam no monitoramento populacional de mariposas na área.
Por que as lagartas comem?
- O que geralmente as lagartas comem, influencia em seu crescimento. Logo após o período em que passa consumindo os alimentos, elas se tornam um casulo onde finalizam seu desenvolvimento. Estes insetos eclodem seus pequenos ovos, depois passam a consumir a folha onde nasceram.