Como as plantas forrageiras podem ser classificadas?
Índice
- Como as plantas forrageiras podem ser classificadas?
- O que são as plantas forrageiras?
- Como ocorre a rebrota das plantas?
- Quais são as famílias de plantas forrageiras utilizadas para alimentação animal?
- Quais são os tipos de forrageiras?
- Quais as formas de utilização das forrageiras?
- Quais são os 2 tipos de plantas forrageiras?
- O que são plantas hibernais?
- Como os animais influenciam o desenvolvimento das plantas?
- Quais os ciclos de duração das plantas forrageiras?
- Quais são as principais forrageiras do Brasil?
- Quando deve ser feita a semeadura de sementes?
- Como os cortes devem ser realizados no início da floração?
Como as plantas forrageiras podem ser classificadas?
As plantas forrageiras são classificadas pelo seu hábito de crescimento. Elas podem ter hábito (i) prostrado ou rasteiro, (ii) semi-cespitoso ou (iii) ereto ou cespitoso. ... Essas plantas apresentam alguma estrutura de propagação além de perfilhos (rizomas ou estolões), permitindo maior capacidade de colonização da área.
O que são as plantas forrageiras?
As forrageiras são as plantas usadas como fonte de alimento para os animais, podendo ser gramíneas ou leguminosas. A forragem pode ser plantada e servir para os animais pastarem ou pode ser produzida e depois colhida para ser servida como alimento, um exemplo é o feno e a silagem.
Como ocorre a rebrota das plantas?
A rebrota se dará às expensas dos produtos da fotossíntese das folhas remanescentes, desde que a quantidade de CO2 assimilada seja superior ou igual à quantidade de CO2 liberada pela planta durante a respiração.
Quais são as famílias de plantas forrageiras utilizadas para alimentação animal?
A maioria das plantas forrageiras pertencem a duas famílias, as gramíneas e as leguminosas. À família das gramíneas pertencem, em geral, as ervas de pequeno porte, denominadas de "capim". Fazem parte dessa família os capins jaraguá, gordura, braquiária, elefante entre outros.
Quais são os tipos de forrageiras?
Forrageiras - espécies para a Região Sul do Brasil
- Alfafa (Medicago sativa)
- Amendoim-forrageiro (Arachis pintoi)
- Aveia (Avena strigosa e Avena sativa)
- Azevém (Lolium multiflorum)
- Capim-elefante (Pennisetum purpureum)
- Capim-lanudo (Holcus lanatus L.)
- Capim-nilo (Acroceras macrum)
- Capim-Sudão (Sorghum sudanense)
Quais as formas de utilização das forrageiras?
Em pastagens, as plantas forrageiras estão sujeitas a desfolhas consecutivas, cuja freqüência e intensidade dependem principalmente da estratégia de manejo utilizada. Existem dois métodos clássicos de pastejo, com suas variações: o com ocupação contínua e o rotacionado.
Quais são os 2 tipos de plantas forrageiras?
Quando um produtor escolhe uma planta forrageira ele deve considerar a produtividade e a qualidade nutritiva que deseja para o seu objetivo, por exemplo, como a engorda do gado. As plantas forrageiras podem ser divididas em gramíneas e leguminosas, ao qual iremos falar melhor sobre cada uma abaixo.
O que são plantas hibernais?
a) Hibernais: são forrageiras de clima temperado, dias menos ensolarados, geralmente de pequeno crescimento, talos finos e folhagem tenra.
Como os animais influenciam o desenvolvimento das plantas?
RELAÇÃO SOLO:ANIMAL Como os herbívoros utilizam as forrageiras como alimento, eles têm um importante papel na movimentação de nutrientes minerais nesse sistema (Rodrigues, 2000). Durante o pastejo, os animais caminham e esta ação influencia os fluxos de nutrientes.
Quais os ciclos de duração das plantas forrageiras?
Apesar de servir como uma reserva de forragem, é preciso lembrar que cortes a intervalos maiores de 60 dias, implicam em perda de qualidade da forragem. Quando utilizado em pastejo, este deve ser iniciado quando as plantas atingirem cerca de 1m de altura, mantendo-se um resíduo de 40 a 50 cm.
Quais são as principais forrageiras do Brasil?
- O curso conta com a coordenação do Pesquisador Antonio Vander Pereira que orienta, entre outras coisas, a respeito das principais forrageiras utilizadas no Brasil bem como a relação entre as forrageiras e o solo. Leia também nosso artigo Produção de forrageiras.
Quando deve ser feita a semeadura de sementes?
- Pode ser manejada para permitir a ressemeadura natural, ou seja, a produção e a queda das sementes na terra, não sendo necessário semear todos os anos. A semeadura deve ser realizada no outono, preferencialmente de março a maio. É recomendado o uso de 20 a 30 kg de semente por hectare.
Como os cortes devem ser realizados no início da floração?
- Os cortes devem ser realizados no início da floração, ... Nome comum: Aveia: Nome científico: Avena strigosa e ... A mais utilizada para pastagens é a aveia preta.