adplus-dvertising

O que acontece com a flexibilidade na velhice?

Índice

O que acontece com a flexibilidade na velhice?

O que acontece com a flexibilidade na velhice?

A perda de flexibilidade nas articulações do nosso corpo limita os movimentos básicos e pode causar dores e lesões, além de aumentar, nos idosos, o risco de quedas.

Que idade ou qual idade posso trabalhar minha flexibilidade?

Segundo (SERMEJEW, 1964 apud WEINECK, 1999), a idade mais propicia para se trabalhar a flexibilidade é dos 11 aos 14 anos, pois esta fase é o momento onde teremos mais êxito no seu desenvolvimento.

Qual o limite de idade para praticar alongamento?

12 -17 anos: a partir dos 12 anos, o alongamento deve fazer parte de qualquer programa de treinamento, uma vez que neste período ocorre o estirão do crescimento, que pode gerar desalinhamentos posturais, pois o aumento ósseo precede o crescimento muscular.

Quais são os benefícios do alongamento na terceira idade?

O alongamento ajuda na flexibilidade, no equilíbrio, na coordenação motora, na força muscular e na independência do idoso. O alongamento é uma forma simples de exercitar o corpo a qualquer hora, em qualquer lugar.

Por que a flexibilidade aumenta pela manhã?

  • A flexibilidade é menor pela manhã e aumenta gradativamente, sendo maior por volta das 13 horas e tornando a diminuir ao seguir do dia. O calor favorece a flexibilidade, ao contrário do frio que prejudica os níveis desta.

Como definem a flexibilidade?

  • Contursi; Carvalho; Lacerda (1990, pg.65) definem flexibilidade como uma "[...] qualidade física expressa pela amplitude do movimento voluntário de uma articulação ou combinação de articulações". A flexibilidade também é um importante componente da aptidão física, e desperta interesse das áreas da saúde e esportiva.

Qual a flexibilidade da articulação?

  • Flexibilidade dinâmica, que ocorre quando é realizado um movimento até a máxima amplitude da articulação, com velocidade. Flexibilidade balística, que ocorre quando a articulação é movimentada até seu limite máximo, com velocidade, a musculatura estando relaxada e com auxílio de força externa.

Qual a importância da flexibilidade na atividade esportiva?

  • A flexibilidade também é um importante componente da aptidão física, e desperta interesse das áreas da saúde e esportiva. Pessoas com boa flexibilidade realizam atividades esportivas com maior eficiência, bem como executam as atividades do cotidiano com maior facilidade.

Postagens relacionadas: