O que a sífilis pode causar no bebê?

O que a sífilis pode causar no bebê?
É a doença causada pela transmissão da bactéria Treponema pallidum da mãe infectada para o bebê durante a gestação ou o parto. É uma infecção grave que pode causar má-formação do feto, aborto ou morte do bebê, quando este nasce muito doente.
Como é feito o tratamento de sífilis no bebê?
- Veja como é feito o tratamento em cada tipo de risco do bebê. Após o tratamento, o pediatra pode fazer várias consultas de acompanhamento para repetir o exame de sífilis no bebê e avaliar o seu desenvolvimento, confirmando que já não está infectado.
Qual a origem da sífilis congênita?
- Esta é uma doença facilmente tratável, à base de penicilina G benzatina (“Benzetacil”) nas gestantes, portanto atualmente é inadmissível termos crianças com sífilis congênita nas nossas comunidades.
Por que os recém-nascidos não apresentam sintomas de sífilis?
- Os recém-nascidos podem não apresentar sintomas de sífilis, e alguns recém-nascidos infectados nunca desenvolvem quaisquer problemas durante toda a sua vida. No caso de recém-nascidos sintomáticos, manifestações de sífilis congênita são classificadas como de início precoce ou tardio.
Qual a causa da sífilis nos adultos?
- A sífilis é uma doença que costuma ser transmitida pela via sexual nos adultos e através da placenta nos fetos. As manifestações clínicas que a bactéria Treponema pallidum provoca nos adultos são bem diferentes daquelas que surgem nos fetos e nas crianças infectadas.