O que acontece com as ondas retas ao passarem por uma fenda sua resposta?
Índice
- O que acontece com as ondas retas ao passarem por uma fenda sua resposta?
- Quais ondas sofrem difração?
- Em que condições as ondas são fortemente Difratadas?
- Qual o tipo de onda que pode ser polarizada?
- Como ocorre o processo de difração quais exemplos você pode citar sobre ondas mecânicas e eletromagnéticas?
- Como ocorre o desvio das ondas?
- Qual a difração das ondas sonoras?
- Como as ondas podem interagir entre si?
- Qual a intensidade da luz em uma fenda?

O que acontece com as ondas retas ao passarem por uma fenda sua resposta?
Como uma consequência desse princípio, quando uma onda incide sobre uma fenda ou obstáculo, ela produz novas ondas circulares, gerando um padrão de difração: uma distribuição espacial das ondas caracterizada por regiões de interferência construtiva e destrutiva.
Quais ondas sofrem difração?
A difração acontece tanto com as ondas mecânicas quanto com as ondas eletromagnéticas. Os efeitos da difração são marcados por ondas de comprimento semelhante ao objeto da difração e ocorrem sem que as ondas em propagação sofram uma mudança.
Em que condições as ondas são fortemente Difratadas?
A luz é fortemente difratada quando passa através de obstáculos de dimensões muito reduzidas ou atravessam uma abertura do tamanho comparável a seu comprimento de onda e a difração é quase nula se o comprimento de onda é muito pequeno em comparação com a largura da abertura.
Qual o tipo de onda que pode ser polarizada?
O fenômeno da polarização acontece exclusivamente com as ondas que possuem propagação perpendicular à vibração. Desse modo, ele só pode ser observado em ondas transversais. As ondas longitudinais, que possuem direção de propagação paralela à direção de vibração, como as ondas de som, não podem ser polarizadas.
Como ocorre o processo de difração quais exemplos você pode citar sobre ondas mecânicas e eletromagnéticas?
A difração é um fenômeno físico que ocorre com qualquer tipo de onda, como, por exemplo, com as ondas sonoras e com os raios de luz, e que pode ser entendido como sendo o desvio da trajetória retilínea da luz após ela passar pela aresta de um objeto.
Como ocorre o desvio das ondas?
- Isso ocorre em função de refrações, de reflexões e ainda devido a um fenômeno específico, conhecido como difra&c Quando se propagam num meio físico, as ondas podem sofrer desvios de diversos modos...
Qual a difração das ondas sonoras?
- O tipo de ondas nas quais a difração pode ser mais facilmente observada são as ondas sonoras, pois são ondas de grande comprimento. Por outro lado, a difração da luz raramente acontece ou dificilmente será perceptível. O efeito da difração nas ondas luminosas são menos evidentes, pois o comprimento de onda da luz é extremamente pequeno.
Como as ondas podem interagir entre si?
- Como as ondas são caracterizadas por uma variação periódica de uma qualquer propriedade, podem interagir entre si quando duas ou mais ondas atravessam a mesma região do espaço. Pode acontecer também que uma onda tenha a sua velocidade e/ou direção mudadas, ao interagir com um objeto ou meio material interposto em seu caminho.
Qual a intensidade da luz em uma fenda?
- Quando uma onda atravessa uma fenda que não é estreita (por exemplo, com uma largura a) a intensidade da luz em um anteparo é dependente do ângulo entre a onda e a fenda. A intensidade é máxima na direção frontal da fenda (