Quais são as principais causas e sintomas da vigorexia?
Índice
- Quais são as principais causas e sintomas da vigorexia?
- Como surge a vigorexia?
- Como é o tratamento de vigorexia?
- Quais são as principais causas do transtorno alimentar noturno?
- Como foi caracterizado o primeiro quadro de vigorexia?
- Qual é a principal característica da vigorexia?
- Como é feito o tratamento da vigorexia?
- Qual a origem da vigorexia?
- Qual a psicoterapia para a vigorexia?
- Por que a vigorexia é um problema psicológico?

Quais são as principais causas e sintomas da vigorexia?
A vigorexia é um transtorno psicológico e alimentar caracterizado pela insatisfação com a imagem corporal. As pessoas com vigorexia buscam um corpo perfeito. Elas possuem sentimentos de inferioridade e visão deformada de sua aparência. Para a medicina é conhecido por Transtorno Dismórfico Muscular (TDM).
Como surge a vigorexia?
Vigorexia, bigorexia ou transtorno dismórfico muscular, ocorre quando há uma doença psicológica caracterizada por uma insatisfação constante com o corpo, que afeta principalmente os homens. Pode estar associada a uma distorção da autoimagem e a um transtorno psicológico similar à anorexia.
Como é o tratamento de vigorexia?
O tratamento para vigorexia geralmente se concentra em uma manutenção de hábitos alimentares saudáveis e padrões de exercícios. A terapia também reforça a imagem corporal positiva e pensamentos saudáveis.
Quais são as principais causas do transtorno alimentar noturno?
Algumas dicas para lidar com o problema. - Identifique a causa A alimentação noturna pode ser o resultado de uma ingestão excessivamente restrita de alimentos durante o dia, gerando fome voraz à noite, ou causada por hábito ou tédio.
Como foi caracterizado o primeiro quadro de vigorexia?
Em resumo, a vigorexia caracteriza-se pela distorção da autoimagem do corpo voltada para a questão da força. Os indivíduos vigoréxicos usualmente se descrevem como fracos, pequenos, mesmo tendo desenvolvido musculatura acima da média.
Qual é a principal característica da vigorexia?
A vigorexia, também conhecida por Síndrome de Adônis ou Transtorno Dismórfico Muscular, é uma doença psicológica caracterizada pela insatisfação constante com o corpo, em que a pessoa se enxerga muito magra e fraca quando na verdade é forte e possui músculos bem desenvolvidos, por exemplo.
Como é feito o tratamento da vigorexia?
- O tratamento da vigorexia é feito por meio de uma equipe multiprofissional, como médico, psicólogo, nutricionista e profissionais de educação física, por exemplo. A psicoterapia é de extrema importância no tratamento da vigorexia, pois tem cmo objetivo permitir que a pessoa se aceite como é e aumentar sua auto-estima.
Qual a origem da vigorexia?
- A vigorexia é um transtorno psicológico cuja ocorrência acredita-se que seja devido à alguma alteração relacionada com os neurotransmissores do sistema nervoso central, já que alguns casos de vigorexia relatados foram precedidos por doenças como meningite ou encefalite.
Qual a psicoterapia para a vigorexia?
- A psicoterapia é de extrema importância no tratamento da vigorexia, pois tem cmo objetivo permitir que a pessoa se aceite como é e aumentar sua auto-estima. É indicado também suspender o uso de anabolizantes e suplementos proteicos e possuir uma alimentação equilibrada e orientada por um nutricionista.
Por que a vigorexia é um problema psicológico?
- Por outro lado, a preocupação excessiva pode incidir sobre o corpo e o seu grau de musculatura. A vigorexia pode ser caracterizada como um problema psicológico quando existe uma distorção na auto-imagem corporal: o individuo vê-se como mais fraco, menos muscular ou mais pequeno do que aquilo que realisticamente é.