O que é pó de sílica?
Índice
- O que é pó de sílica?
- Quais os danos causados pela exposição continuada a sílica?
- Qual o sintoma da doença silicose?
- Para que serve pó de sílica?
- Onde é encontrado o pó de sílica?
- Por que a exposição a sílica torna o trabalhador mais propenso a desenvolver tuberculose?
- O que é sílica livre cristalina?
- Que é silicose como ela se manifesta que profissionais podem ser acometidos desta doença?
- Por que o pó da sílica causa a silicose?
- Por que o pó de sílica pode causar doenças?
- Qual a causa da exposição à silica?
- Por que a sílica é um mineral?

O que é pó de sílica?
A sílica é um mineral que está na maioria das rochas, no quartzo, na areia e em outros materiais. O pó fino da sílica surge na moagem, trituração, jateamento, lixamento, perfuração e outras operações com material que contém sílica. Nem todas as poeiras provocam silicose, apenas as que têm pó muito fino de sílica.
Quais os danos causados pela exposição continuada a sílica?
A exposição à sílica também pode aumentar o risco de doenças autoimunes, esclerose sistêmica, artrite reumatoide, lúpus, complicações na derme, anemia hemolítica, além de vários tipos de câncer, tais como de pulmão, estômago, fígado, esôfago, pâncreas, intestino, ósseo, faríngeo, pele, cérebro e rim (INCA, 2012).
Qual o sintoma da doença silicose?
A silicose crônica em geral não causa sintomas durante anos, mas muitas pessoas acabam desenvolvendo dificuldade respiratória durante o esforço físico. Algumas vezes, a dificuldade respiratória progride para falta de ar até mesmo durante o repouso. Algumas pessoas têm tosse que pode produzir catarro.
Para que serve pó de sílica?
Os saquinhos de sílica-gel são dessecantes, absorvem a umidade e prolongam a vida útil dos objetos. Por isso, são colocados em caixas ou outros recipientes de produtos sensíveis à umidade. Eles conseguem absorver até 40% do seu próprio peso em vapor de água.
Onde é encontrado o pó de sílica?
A sílica está tão presente nas areias e minerais que, sozinha ou combinada com outros elementos, corresponde a cerca de 60% em peso de toda a crosta terrestre. A sílica está muito presente em vários produtos usados em nosso cotidiano e ainda mais nas fábricas e indústrias que os produzem.
Por que a exposição a sílica torna o trabalhador mais propenso a desenvolver tuberculose?
Fisiopatologia da tuberculose na silicose Evidências de estudos experimentais sugerem que a sílica modifica a resposta imune celular dos pulmões, prejudica o metabolismo e a função dos macrófagos pulmonares e, com exposição intensa, provoca a morte destas células.
O que é sílica livre cristalina?
A sílica livre cristalizada, cuja forma mais conhecida é o quartzo, é a sílica cristalina não combinada com nenhum elemento químico. Ela é a principal causadora da doença denominada silicose.
Que é silicose como ela se manifesta que profissionais podem ser acometidos desta doença?
É uma doença profissional e geralmente afeta os mineiros que trabalham em túneis e galerias e todas as demais pessoas expostas ao pó de sílica. A sílica se deposita nos alvéolos pulmonares, causando graves danos a eles e levando a uma fibrose pulmonar nodular irreversível.
Por que o pó da sílica causa a silicose?
- O pó da sílica origina uma poeira branca que se inalada pode causar a silicose. A silicose acomete, principalmente, os trabalhadores das seguintes áreas: Confecção de próteses dentárias.
Por que o pó de sílica pode causar doenças?
- Segundo alguns especialistas o Pó de Sílica trata-se de um componente extremamente fino, que quando inalado pelo trabalhador, pode causar doenças irreversíveis, capaz de matar em questão de meses. A Sílica pode penetrar o pulmão e provocar alterações celulares e dificultar a troca gasosa.
Qual a causa da exposição à silica?
- Uma das doenças causadas pela exposição à Sílica é a Silicose. Ela surge a partir de inflamações no pulmão, que podem desenvolver no paciente uma tuberculose, ou até mesmo um câncer no órgão.
Por que a sílica é um mineral?
- A sílica é um mineral que está na maioria das rochas, no quartzo, na areia e em outros materiais. O pó fino da sílica surge na moagem, trituração, jateamento, lixamento, perfuração e outras operações com material que contém sílica. Nem todas as poeiras provocam silicose, apenas as que têm pó muito fino de sílica.