O que acontece com Bertoleza?
Índice
- O que acontece com Bertoleza?
- O que João Romão faz com Bertoleza?
- Em qual época a história de O Cortiço acontecia e qual a principal luta política daquele momento histórico?
- Quem era Miranda no livro O Cortiço?
- Como é o final do livro O cortiço?
- Qual era a intenção de João Romão com Bertoleza apontada pelo narrador?
- Porque segundo Alfredo Bosi O Cortiço pode ser considerado o personagem mais convincente do naturalismo brasileiro?
- Como se desenrola o cortiço?
- Quem é o dono do cortiço?
- Será que o cortiço é uma floresta?
- Quais são os personagens do cortiço?

O que acontece com Bertoleza?
Ao descobrir a traição de João Romão, Bertoleza se suicida, deixando o caminho livre para o ex-amante.
O que João Romão faz com Bertoleza?
João Romão, tem uma escrava chamada Bertoleza. Ele forjou uma carta de alforria para ela, que por fim, torna-se sua amante e passa a trabalhar para ele. Entretanto, após seu casamento Romão entrega sua escrava fugitiva. Desiludida com essa ação, Bertoleza se mata.
Em qual época a história de O Cortiço acontecia e qual a principal luta política daquele momento histórico?
O Cortiço é um romance naturalista do brasileiro Aluísio Azevedo publicado em 1890 que denuncia a exploração e as péssimas condições de vida dos moradores das estalagens ou dos cortiços cariocas do final do século XIX.
Quem era Miranda no livro O Cortiço?
- Miranda: português, morador do sobrado ao lado do cortiço. É casado com Estela, mas tem um casamento infeliz, mantido apenas por razões financeiras. - Estela: esposa de Miranda, é infiel ao marido. - Zulmira: filha de Estela e de Miranda, casa-se com João Romão, que busca ascensão social através do casamento.
Como é o final do livro O cortiço?
Desfecho. João Romão vê o seu vizinho, Miranda, como um rival. Afinal, Miranda é um português com dinheiro e desfruta de sua riqueza. Em um dado momento, ele consegue o título de barão, ascendendo socialmente.
Qual era a intenção de João Romão com Bertoleza apontada pelo narrador?
Embora vivesse com Bertoleza, escrava supostamente alforriada, João Romão, à medida que ia enriquecendo, pensava em se casar com Zulmira, filha de Miranda, a fim de adquirir melhor condição social.
Porque segundo Alfredo Bosi O Cortiço pode ser considerado o personagem mais convincente do naturalismo brasileiro?
A obra O cortiço de Aluísio Azevedo (1890) é considerada a melhor representante do movimento naturalista brasileiro. Nela, percebe-se a descrição fiel e esmiuçada da vida em todos os aspectos tal como o objetivo dos escritores naturalistas.
Como se desenrola o cortiço?
- Agora que conhece os personagens, leia esse pequeno resumo de como a história deles se desenrola para depois fazer as questões sobre O Cortiço. Logo de início somos apresentados ao protagonista, João Romão. Ele é um português que veio para o Brasil atrás de melhores condições de vida, e acaba por arrumar emprego em uma venda de outro português.
Quem é o dono do cortiço?
- De um lado temos João Romão, o dono do cortiço, do outro Jerônimo, trabalhador braçal que se emprega como gerente da pedreira que pertence ao primeiro.
Será que o cortiço é uma floresta?
- Num dado momento do romance o narrador compara o cortiço a uma estrutura biológica, como uma floresta, um ser vivo que cresce e se desenvolve, e que determina o caráter moral de quem habita seu interior. Assim, essa projeção do cortiço na obra, mais evidenciado que as personagens, demonstra outra forte característica do Naturalismo: a coletividade.
Quais são os personagens do cortiço?
- Antes de fazer questões sobre O Cortiço, você conhecer seus personagens. São eles: João Romão: Desonesto. Português que veio para o Brasil e conseguiu ascender explorando os outros. Bertoleza: Escrava que morava com João Romão e que foi enganada por ele. Miranda: Inimigo de João Romão, também português.