adplus-dvertising

O que acontece após a explosão de uma estrela?

Índice

O que acontece após a explosão de uma estrela?

O que acontece após a explosão de uma estrela?

UMA EXPLOSÃO ESPETACULAR A estrela pode até acabar explodindo, formando uma supernova: a parte externa é expulsa violentamente para o espaço, enquanto a parte interna - o núcleo - fica tão pequena e densa que uma colherinha desse material pesaria milhões de toneladas. Esse núcleo é chamado estrela de nêutrons.

O que é explosão de supernova?

Quando uma estrela massiva chega ao fim de sua vida, ela pode causar uma explosão tão luminosa e tão potente que é capaz tanto de ofuscar galáxias inteiras, quanto liberar mais energia do que o Sol será capaz de emitir durante toda sua vida.

Como surge uma super nova?

Uma supernova ocorre quando o núcleo de uma estrela, por alguma razão, entra em colapso. Esse colapso pode ocorrer de duas maneiras diferentes, tendo como resultado uma supernova. ... Quando uma das estrelas é uma anã branca, composta por carbono-oxigênio, esta rouba matéria de sua estrela companheira.

Quando uma supernova explode?

Normalmente, as supernovas ocorrem de duas formas. ... O outro tipo é chamado de supernova termonuclear, e ocorre quando uma anã branca (remanescente de uma estrela menos massiva, geralmente com menos de oito vezes a massa do Sol) explode após atrair matéria de uma estrela vizinha.

Como é a explosão de uma estrela?

Uma supernova é uma explosão estelar poderosa e luminosa. Este evento astronômico transitório ocorre durante os últimos estágios evolutivos de uma estrela massiva ou quando uma anã branca inicia uma fusão nuclear descontrolada. ... As supernovas são mais enérgicas do que as novas.

Quando uma estrela explode o que acontece?

A cada novo elemento, a estrela está se comprimindo um pouco mais, e como o ferro não pode ser fundido no interior de uma estrela, ela fica sem combustível em questão de dias. ... Essa mudança cria uma onda de choque que viaja pelas camadas externas da estrela e ela se transforma em uma supernova. Ou seja, ela explode.

Por que é uma supernova?

  • Além disso, é por conta da supernova que diversos elementos químicos foram classificados na Tabela periódica, já que a explosão do Big Bang deu origem somente ao hidrogênio, hélio e parte do lítio. A definição do que é uma supernova se refere, basicamente, ao colapso de uma estrela.

Quando foi a primeira vez que uma supernova foi percebida?

  • A primeira vez que uma supernova foi percebida, aliás, foi em 1604. Ela foi observada por Kepler há 415 anos atrás e sua luminosidade durou 3 semanas. Esta, inclusive, foi a última supernova observada na Via Lactea. Embora tenha se passado tanto tempo, estudos recentes apontam que a supernova acontece, aproximadamente, a cada 50 anos.

Quais são os remanescentes de supernovas?

  • Remanescentes de supernovas podem ser uma importante fonte de raios cósmicos. As supernovas podem produzir ondas gravitacionais, embora, até agora, as ondas gravitacionais tenham sido detectadas apenas a partir da fusão de buracos negros e estrelas de nêutrons.

Quais as intensidades máximas das supernovas?

  • Durante a década de 1960, os astrônomos descobriram que as intensidades máximas das supernovas podiam ser usadas como velas padrão, portanto indicadores de distâncias astronômicas. Algumas das supernovas mais distantes observadas em 2003 pareceram mais fracas do que o esperado.

Postagens relacionadas: