O que a polinização gera na planta?

O que a polinização gera na planta?
Polinização é o ato da transferência de células reprodutivas masculinas (núcleos espermáticos) através dos grãos de pólen (espermatozoides das plantas) que estão localizados nas anteras de uma flor, para o receptor feminino (estigma) de outra flor (da mesma espécie), ou para o seu próprio estigma.
Como ocorre a polinização?
- Quando ocorre em uma mesma planta, dizemos que ocorreu uma autopolinização; quando ocorre em plantas diferentes, a polinização é cruzada. → Como ocorre a polinização? A polinização pode ocorrer de diferentes formas e com a ajuda de diferentes agentes. Os agentes vivos são chamados de bióticos, e os fatores ambientais são chamados de abióticos.
Qual é o papel dos pelos na polinização?
- Mas qual é o papel dos pelos na polinização? Ao buscar alimento nas flores, o pólen gruda facilmente nos pelos da abelha e, assim, ela transporta esse pólen para a parte feminina de outras flores, polinizando-as. E por que nós, seres humanos, precisamos da polinização para viver?
Como ocorre a polinização de pólen?
- A polinização também pode ocorrer de forma indireta ou cruzada. Nesse caso, o grão de pólen é transportado de uma flor para outra da mesma espécie. Essa forma de polinização permite a variabilidade genética, sendo mais vantajosa. Para que ocorra a polinização cruzada é necessária a presença de um agente polinizador.
Quais os polinizadores mais importantes?
- Entre os polinizadores mais importantes, destacam-se as abelhas. Tanto plantas quanto esses próprios animais apresentam adaptações que garantem a polinização.