Como saber se você tem tripofobia?
Índice
- Como saber se você tem tripofobia?
- Quais os tratamentos para quem tem tripofobia?
- O que fazer para acabar com fobia?
- O que é tripofobia teste?
- Como é o nome da fobia de buracos?
- Qual a classificação da tripofobia?
- Será que a tripofobia é um transtorno mental?
- Qual o tratamento para a fobia?
- Qual a causa da fobia?

Como saber se você tem tripofobia?
Pessoas acometidas por esta situação, podem ter os seguintes sintomas:
- Enjoo;
- Coceira;
- Tremores;
- Repulsa;
- Desconforto;
- Angústia;
- Necessidade de contrair mãos e pés;
- Sudorese;
Quais os tratamentos para quem tem tripofobia?
Como se trata de uma condição não reconhecida, a tripofobia não possui um tratamento específico ou estudos que comprovem a eficácia dos métodos utilizados para tratar a fobia. “O que se acredita é que este tipo de transtorno não tem cura, mas que pode ser controlado”, explica Fabiana Alves.
O que fazer para acabar com fobia?
O tratamento mais eficaz para fobias específicas é um tipo de psicoterapia chamada terapia de exposição. Durante a terapia de exposição, você trabalha com um psicólogo para aprender a dessensibilizar-se ao objeto ou situação que teme.
O que é tripofobia teste?
O teste para saber se você sofre de tripofobia consiste, essencialmente, na exposição a imagens de aglomerados de círculos, furos e buracos. É a intensidade de suas reações que sugere o indício da fobia.
Como é o nome da fobia de buracos?
A tripofobia, também conhecida como “O Medo de Buracos”, é o nome dado para um transtorno psicológico caracterizado pela aversão ou medo irracional de imagens ou objetos que tenham buracos ou padrões irregulares.
Qual a classificação da tripofobia?
- De acordo com a profissional, a tripofobia não é classificada como uma doença no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, porém isso não significa que ela não exista, já que ela apresenta implicações reais na vida das pessoas.
Será que a tripofobia é um transtorno mental?
- A palavra Tripofobia não é um termo científico, até mesmo porque essa fobia ainda não é considerada um transtorno mental pelo DSM-V (Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais). Mas não devemos desconsiderar os relatos de milhares de pessoas que dizem sofrer com visualizações de imagens de buracos e relevos.
Qual o tratamento para a fobia?
- Com o tempo, você acaba criando tolerância. Porém, se as imagens provocarem mais do que apenas sensação de repulsa, com sintomas físicos e real ansiedade, você deve procurar a ajuda de um psiquiatra. Nesses casos, o tratamento é basicamente o mesmo dos outros tipos de fobia, através da terapia cognitiva comportamental.
Qual a causa da fobia?
- A suspeita de que a causa da fobia estava relacionada a um mecanismo de defesa ancestral surgiu durante as pesquisas. Uma das pessoas submetidas aos experimentos relatou que a imagem de certos animais provocava nela uma aversão parecida com aquela causada pelas imagens de furinhos obtidas na internet.