O quê Munch quis expressar através deste pungente grito?

O quê Munch quis expressar através deste pungente grito?
Edvard Munch (1863-1944). Pintor norueguês, um dos precursores do Expressionismo. Em 1893 pintou "O Grito", sua obra máxima, que retrata a angústia do artista em relação ao amor e à amizade. O quadro se tornou bastante popular, como símbolo do desespero humano.
Qual o sentimento expressa a obra O Grito?
O quadro O Grito é uma obra de arte expressionista que simboliza a angústia e ansiedade do ser humano. Quadro O grito, de Edvard Munch. É uma das pinturas mais populares de todos os tempos e revela várias características de Munch: a força expressiva das linhas, redução das formas e o valor simbólico da cor.
Quais são as versões de “o grito”?
- Munch pintou quatro versões de “O Grito”, conforme ia vendendo as obras. O original de 1893 (91 x 73,5 cm), criado com tinta a óleo e pastel sobre cartão, encontra-se na Galeria Nacional de Oslo. O segundo quadro (83 x 66 cm), feito em têmpera sobre cartão, estava no Museu Munch de Oslo até o seu roubo em 2004.
Qual a composição do grito?
- A composição mede 91 x 73,5 cm e se encontra atualmente na Galeria Nacional de Oslo, na Noruega. É considerada uma obra-prima pois o artista conseguiu traduzir o sentimento de angústia e solidão tão presentes na humanidade. A icônica obra O Grito exibe uma figura humana que olha aterrorizada para o espectador.
Qual é a origem do grito?
- Como a obra de arte é de origem norueguesa, o nome “O grito” é traduzido, sendo seu nome original Skrik. Vale ressaltar que essa pintura compõe uma série com outros três quadros, todos eles produzidos no final do século XIX pelo pintor norueguês Edvard Munch .
Quando foi criada a primeira versão do grito?
- A primeira versão foi criada em 1893 e pintada a óleo sobre tela e as outras três versões foram criadas com outras técnicas até 1910. O Grito inspirou outras formas de arte, como a saga de filmes O Grito, onde serial killers usam máscaras baseadas na expressão da personagem principal do quadro.